Quais as implicações do retorno de D. João VI para Portugal em 1821?
Soluções para a tarefa
Resposta:
setores da sociedade Portuguesa reclamavam que haviam se tornando colônia de sua própria colônia e por isso desejavam que a corte voltasse para Portugal porém com uma nova Constituição na qual seria consagrada pela monarquia constitucional
Explicação:
espero que esteja certo
Os portugueses ficaram furiosos, o Brasil estava crescendo a custa de Portugal, a Abertura dos portos brasileiros diminuiu bastante o comércio português, o que também causou a falta de pagamento. Os portugueses exigiam o imediato retorno da Corte para o reino para assim restaurar a dignidade metropolitana e o estabelecimento de uma Monarquia constitucional em Portugal; além da restauração da exclusividade de comércio com o Brasil (reinstalação do Pacto Colonial).
Então, no dia 24 de agosto de 1820 ocorreu na cidade do Porto, um movimento liberal (chamado de Revolução do Porto) que logo se espalhou por outras cidades, consolidando-se com a adesão de Lisboa.
O governo foi substituído por uma junta provisória, que convocou as Cortes Gerais Extraordinárias e Constituintes da Nação Portuguesa para elaborar uma Constituição para Portugal. Enquanto a Carta estava sendo feita, entrou em vigor uma Constituição provisória, que seguia o modelo espanhol.