Pedagogia, perguntado por Claudiagobira, 10 meses atrás

Quais as implicações de uma perda auditiva neurossensorial bilateral de grau profundo no desenvolvimento da fala? Qual sua orientação em relação ao desenvolvimento da comunicação neste caso?

Soluções para a tarefa

Respondido por fussil
0

O efeito da perda auditiva no desenvolvimento das habilidades de fala e linguagem pode ser tanto variado quanto complexo. Embora indivíduos com perda auditiva apresentem características heterogêneas entre si é sabido que, quanto maior o grau da perda auditiva e quanto mais precoce for seu início, maiores serão os impactos negativos sobre o processo de desenvolvimento. Assim, buscando minimizar esses impactos se faz necessário o diagnóstico e a intervenção o mais precocemente possível4, 5.

Além de afetar a linguagem e a comunicação, uma perda auditiva ainda pode trazer consigo dificuldades nas diversas interfaces biopsicossociais às quais os sujeitos estão expostos6-8.

Conhecer detalhadamente as diversas variáveis envolvidas nos distúrbios de linguagem e a audição é fundamental para planejar e propor ações mais efetivas de tratamento ou para minimizar seus efeitos sobre o individuo6.

Na literatura são escassos os estudos que verificam as características e a prevalência distúrbios de linguagem quando associados à deficiência auditiva6. Assim, o objetivo deste estudo é verificar as características de um grupo atendido num ambulatório de serviço publico com alteração de linguagem relacionada à perda auditiva e descrever a relação com o tipo de sexo, queixa clínica, tipo e grau de perda auditiva.

 

Respondido por vidinharego
0

O desenvolvimento da linguagem é essencial para a pessoa no mundo simbólico, para que ela possa atingir níveis de maior complexidade na linguagem.

A função simbólica é a capacidade de representar o mundo vivido e é composta de linguagem, jogo simbólico, imitação, resolução de problemas pela combinação de ações e imagens mentais.

Quando há perda da audição essa função fica comprometida e é necessário se utilizar de ferramentas para substituição.

Atualmente o implante coclear é a melhor alternativa, pois com ele se tem a possibilidade de restaurar a audição.

O aprendizado de LIBRAS (Lingua Brasileira de Sinais) também é muito efetivo.

Saiba mais em:

https://brainly.com.br/tarefa/3809936

Grande Abraço

Anexos:
Perguntas interessantes