Administração, perguntado por karolina472002pdxt8r, 1 ano atrás

quais as implicações da saída dos estados unidos do acordo de Paris?

Soluções para a tarefa

Respondido por danieldossantosskate
8

Resposta:

Explicação: Em 1 de junho de 2017, o Presidente dos Estados Unidos Donald Trump anunciou que o país deixaria toda sua participação no Acordo de Paris sobre mudanças climáticas firmado em 2015. Trump acrescentou que estava aberto a negociações para um "melhor acordo", porém líderes europeus afirmaram que não seria possível. Durante sua campanha presidencial, Trump já havia alertado a possibilidade de deixar o pacto caso eleito, defendendo tal medida como benéfica aos interesses internos estadunidenses e que era parte de sua política "América, Primeiro".

De acordo com o Artigo 28 do Acordo de Paris, qualquer signatário pode encerrar sua participação em até quatro anos após a ratificação. No caso, o prazo máximo para os Estados Unidos seria até 4 de novembro de 2020, coincidentemente um dia após a eleição presidencial daquele ano. Até a oficialização da medida, os Estados Unidos são obrigados a divulgar e reportar sua emissão de gases às Nações Unidas. No entanto, foram expressas dúvidas legais sobre a exequibilidade das disposições de um contrato executado unicamente por ordem executiva que visa limitar o poder da própria presidência ao negar a inversão executiva imediata.

Ainda que celebrada por membros do Partido Republicano, a saída dos Estados Unidos do Acordo de Paris foi percebida com certa negatividade por outros governos, organizações e lideranças políticas ao redor do globo. Até mesmo estadunidenses residentes em outras nações encararam com certa reserva a decisão de saída do acordo.

Pouco após o anúncio oficial da Casa Branca, os governadores de Califórnia, Nova Iorque e Washington fundaram a Aliança Climática dos Estados Unidos (USCA) com a finalidade de manter os esforços em reduções de poluentes após a efetivação da saída do Acordo de Paris; posição similar foi expressa por outros governadores e prefeitos no país.

Perguntas interessantes