Quais as implicações da grade gerencial para a liderança?
3. Diferencie chefia de liderança
4. “A essência da liderança eficaz é compatibilizar a personalidade do líder com o estilo de liderança dominante na organização”. Você concorda ou não com esta afirmação? Por quê?
5. O que significa a afirmação “as organizações são supergerenciadas e sublideradas”?
Soluções para a tarefa
1) Trata-se de um conjunto de teorias que "falam" como os líderes aproveitam suas habilidades e sua inteligência para trabalharem suas estratégias e ideias com pessoas, através das quais conseguem resultados extraordinários.
2) No caso da grade gerencial os administradores precisam ser treinados para que duas dimensões sejam contempladas: uma centrada nos empregados e outra centrada na tarefas.
3) Enquanto na chefia a pessoa que "está no controle" tende a comandar as pessoas, impondo ordens e sendo autoritário; na liderança quem "está no controle" vê seus colaboradores como uma equipe e não como simples subordinados, dando a eles poder de voz.
4) Não, não creio que o líder deva tornar-se compatível com o estilo de liderança dominante na organização, mas sim atender as expectativas de sua equipe através do seu modo de liderar.
5) Entendo que nas organizações é comum que se encontre muitos gerentes (atuando em um nível mais alto da administração) e poucos líderes (atuando na linha de frente, supervisionando equipes). Assim podem acabar havendo muitas metas e objetivos a serem atingidos e pouco comando direto no cotidiano da organização; o que dificulta o alcance dos objetivos.
Espero ter ajudado!