Filosofia, perguntado por sz120899, 10 meses atrás

Quais as idéias as teorias empiristas defendem ?

Soluções para a tarefa

Respondido por irespassarinho1
4
O empirismo é a posição filosófica que aceita a experiência como base para a análise da natureza, procurando rejeitar as doutrinas dogmáticas. Usado pela primeira vez pela Escola Empírica, uma escola de praticantes da medicina na antiga Grécia, o termo empirismo deriva da palavra grega empeiría (ἐμπειρία), que designa conhecimento ou habilidade obtida por meio da prática, sendo também a origem da palavra "experiência", por intermédio do termo latino "experientia".



Empiristas defendem que o conhecimento é primariamente obtido pela experiência sensorial, alguns empiristas radicais vão além afirmando que o conhecimento só é obtido pela experiência sensorial e por nenhuma outra forma.
Respondido por alvesouzapam98
2

PERGUNTA: A palavra empirismo, deriva da palavra grega ¿empeiria¿, que significa:

( )Saber transcendental, separado dos sentidos, e cujo fundamento reside em formas puras, conforme a teoria de Platão.

( ) Saber intuitivo, dependente da razão instrumental, e que resulta da impossibilidade de confiar nos sentidos.

( )Saber inato, separado da experiência e da sensibilidade, fruto da intuição racional.

( )Saber baseado em impressões sensíveis que devem ser submetidas ao crivo da razão crítica, conforme o modelo kantiano.

( )Saber derivado da experiência sensível, e de informações acumuladas com base nesta experiência, permitindo a realização de fins práticos.

RESPOSTA: Saber derivado da experiência sensível, e de informações acumuladas com base nesta experiência, permitindo a realização de fins práticos.

Explicação:O empirismo tem a ver com a ideia de que a fonte de nosso conhecimento advem da nosssa experiência sensível no mundo. O conhecimento deriva dessas experiências, não sendo inato. Opõe-se ao Racionalismo.

Perguntas interessantes