Ed. Física, perguntado por nuncanemvi2018, 1 ano atrás

Quais as habilidades técnicas dos jogadores de futebol? Explique cada uma.

Soluções para a tarefa

Respondido por viviantp100
12

Habilidades Técnicas do Jogador de Futebol

Domínio da bola.

Para receber ou dominar (matar) a bola, podem ser usadas diferentes partes do corpo. Veja:


1. Quando a bola vem alta, ela é amortecida com um movimento de recuo da cabeça na hora do toque.

2. Quando a bola é enviada na altura do peito, procura-se amortecê-la com um movimento de recuo do peito, que forma uma concavidade, ajudada com a projeção dos braços para a frente.

3. A bola rasteira, no entanto, é recebida com os pés e, dependendo da maneira como ela chega, é recebida pelas partes interna, externa ou pela planta dos pés.

4. Quando a bola vem numa altura média, abaixo da cintura, a recepção é feita pelas coxas.

Habilidades Técnicas do Jogador de Futebol  

Condução da bola.

A bola deverá ser conduzida com o lado externo do pé, colocada ao lado do corpo sempre em posição de chute.

Veja como proceder durante o treinamento de condução de bola:

                                                                                                                                 

Durante uma partida de futebol, dominando a bola, o jogador levanta a cabeça e observa a posição de seus companheiros. Como não estão bem colocados, o jogador conduz a bola em direção da meta do adversário. Mantém a cabeça erguida para observar os companheiros e os adversários, procurando uma oportunidade para passar a bola.

Habilidades Técnicas do Jogador de Futebol  

A Finta

Muitas vezes, durante uma partida, o jogador está conduzindo a bola e é bloqueado por um adversário. Neste caso, a ultrapassagem fica difícil e o jogador é obrigado a aplicar uma finta.

Já vimos que fintas são movimentos que o jogador realiza para confundir ou ultrapassar o adversário. No futebol, pode ser aplicada com as partes interna e externa dos pés. Também pode ser dada pelo alto ou apenas com um movimento de corpo. Como a finta é uma maneira de desequilibrar o adversário e passar por ele antes que tenha tempo de se recuperar, deve ser aplicada rapidamente, antes que perceba nossa intenção.

Habilidades Técnicas do Jogador de Futebol

Os Passes

Os passes podem ser longos ou curtos, simples ou com efeito. São executados com os pés, através de toques com a parte interna, externa, o dorso e a ponta.

PASSE DE CHAPA: COM O LADO INTERNO DO PÉ.

PASSE DE PEITO: COM O PEITO DO PÉ.

         

PASSE DE BICO: COM A PONTA DO PÉ, É O PASSE MAIS RÁPIDO E VELOZ.

Nos passes simples, os contatos são feitos em cheio na bola. Os passes com efeito são conseguidos graças a um toque de raspão que imprime à bola movimento de rotação, fazendo-a descrever uma curva (parábola) na trajetória. Para que o jogador possa fazer o passe, é necessário que seus companheiros se coloquem livres de marcação e em posição conveniente para receber a bola.

Recomendações para o passe:

- Os passes devem ser feitos o mais rapidamente possível e sempre ao companheiro mais bem colocado.  

- Nunca deixe a bola parada. Faça passes para que a defesa contrária se movimente.

Habilidades Técnicas do Jogador de Futebol

Cabeceio ou cabeçada.

O cabeceio é um recurso usado para defesa, passe e mesmo para finalização contra a meta adversária Deve ser feito através de um golpe dado na bola com a testa. é importante manter os olhos abertos durante o cabeceio, para dar à bola a direção desejada.

No cabeceio defensivo, a bola deve se dirigir para o alto; no ofensivo, para baixo. Muitas vezes, é executado num salto, para alcançar uma bola alta.

Habilidades Técnicas do Jogador de Futebol

Tabela e Finalização

Um jogador adversário domina a bola e a conduz até que um jogador da defesa se aproxime. Neste momento, percebendo que um companheiro está ao lado do adversário, ele faz um passe lateral e se coloca mais à frente. O companheiro, rapidamente, devolve-lhe a bola, completando a tabela.

Desta forma, ele se aproxima da área de gol. Estando equilibrado e percebendo um espaço vazio entre as defesas, ele chuta imediatamente, procurando surpreender o goleiro adversário. Sempre que estiver próximo da meta, o jogador deve chutar a bola. Os adversários, preocupados com os chutes, sairão para bloquear o jogador, tomando a penetração mais fácil.

Na hora de chutar, o joelho da perna de apoio deve estar apontando para a direção que você quer enviar a bola.  

É aconselhável que você treine muitos chutes ao gol, das posições mais diferentes possíveis. Desta forma, será uma ameaça constante ao goleiro e à equipe adversária.

Dentro da área penal, o goleiro é o único jogador que pode tocar na bola com as mãos, exceto nas bolas atrasadas com os pés pelos seus companheiros de equipe. Entretanto, saindo dos limites da área penal, ele só poderá tocar na bola como os outros jogadores, isto é, usando todo o corpo, exceto as mãos.


Quando o goleiro agarra a bola, a reposição pode ser feita com as mãos ou com os pés. Caso a bola saia pela linha de fundo, tocada por um dos jogadores da equipe que ataca, a reposição será feita através do tiro de meta. Um jogador de defesa coloca a bola no ângulo da área de meta e chuta a bola para um companheiro.



nuncanemvi2018: vlw :)
Respondido por AladdinUzumaki
5

O controle direto

Controlar a bola é dominá-la. E fazê-lo apropriadamente signifi ca que um movimento será bem sucedido. Os movimentos de controle a serem focados são: domínio direto e domínio em movimento - o que introduz a velocidade ao jogo.

O controle aéreo ou “embaixada”

Se repetido regularmente, o toque desenvolve as habilidades de destreza, coordenação e equilíbrio nos jovens jogadores. Essas habilidades favorecem a aquisição mais rápida de outras técnicas.

Conduzir a bola

É assim que um indivíduo se move com a bola no espaço livre. Quando um jogador está conduzindo a bola bem, ele está no controle o tempo todo: isso requer bom equilíbrio e excelente estabilidade. Conduzir a bola mantendo a cabeça em pé permite receber informação e realizar corretamente a jogada que a partida requer.

Dribles

É assim que um indivíduo se move entre os adversários ou obstáculos. O drible permite ao jogador com a posse da bola transpor um ou mais oponentes ao: – fazer uma manobra e assumir riscos; – preparar uma ação coletiva; – ganhar tempo para permitir apoio dos companheiros de equipe; – enganar um oponente (o conceito de “finta”).


4. Chute a gol

Esta é uma ação que tem o objetivo de finalizar a bola para o gol do adversário. É a culminância de um ataque, que é a finalidade do futebol.   O chute a gol requer qualidades técnicas (bater bem na bola, precisão), qualidades físicas (potência, coordenação, equilíbrio) e qualidades mentais (determinação, audácia, autoconfiança).


espero ter ajudado

Perguntas interessantes