quais as grandes contribuições para o mercado interno ?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:Para que um país de economia subdesenvolvida possa iniciar seu processo de crescimento econômico é preciso que. além de medidas conduzentes ao aproveitamento efetivo de seus recursos, disponha de elementos ativos que sejam capazes de alimentar e acelerar o complexo de atividades que caracterizam a fase inicial dêsse processo. Nos países de estrutura econômica capitalista, tais centros propulsores são representados pelo mercado internacional e pelo mercado interno.
A despeito da sua grande importância, o mercado internacional tem capacidade limitada de atender às necessidades de crescimento de boa parte dos países subdesenvolvidos, já que êstes, no mais das vêzes, são exportadores de matérias-primas ou de produtos agrícolas, cujas demandas se têm revelado bastante inelásticas nos mercados alienígenas. Impossibilitados de colocar quantidades crescentes de seus produtos e tendo, não raro, a relação internacional de preços evoluindo contra si, passam a ter suas receitas cambiais sèriamente comprometidas. Se a oferta de divisas, por essa razão, vê-se limitada, o mesmo não acontece com a procura, que é particularmente intensa nas etapas iniciais do processo de desenvolvimento econômico. Cria-se, assim, um descompasso na evolução dessas duas forças, com resultados negativos, que se expressam na forma de inflação, limitação de importações essenciais etc.
Ainda que formas especiais de auxílios e empréstimos internacionais sejam concedidas a êsses países para que possam superar a inflexibilidade do comércio exterior, é necessário que ganhem um nôvo ponto de apoio: um ponto mais dinâmico, que seja capaz de deslocar-se à medida que a economia adquira uma estrutura mais poderosa e que, por isso mesmo, exija uma atividade ainda mais intensa.
A IMPORTÂNCIA DO MERCADO INTERNO
É nesse momento que o mercado interno passa a ter papel fundamental porque, ao contrário do que ocorre com o mercado exterior, a capacidade de compra nativa deriva, quase exclusivamente, da atividade econômica que se exerce no próprio país. Dessa forma, na medida em que a produção interna se vai ampliando, o mercado interno ganha maiores dimensões e, assim, constitui-se em bases mais atraentes para que a atividade econômica continue a se exercer.(1) Naturalmente, a vigorar um regime cambial e tarilário que permita ao produto estrangeiro entrar no país em condições vantajosas, essa capacidade de compra poderá beneficiar a atividade econômica dos países que exportam tais produtos. De outra parte, se a regulamentação sôbre a remessa dos ganhos do capital alienígena para os países de origem fôr também liberal, parte da atividade econômica exercida internamente não beneficiará o mercado nativo.
Muitos países desenvolvidos e outros em fase avançada de desenvolvimento, a partir de determinado momento, passaram a ter parcelas cada vez mais substanciais de sua renda geradas por atividades que visavam o mercado interno, enquanto que a contribuição da renda diretamente resultante das exportações foi-se tornando percentualmente decrescente.(2) É claro que, apesar de percentualmente decrescente, o quantum oriundo do exterior assume grande importância estratégica para a produção nacional, pois, iniciado o esforço de desenvolvimento econômico, as importações vão cedendo lugar a matérias-primas, equipamentos destinados à produção etc. No cômputo geral da renda, porém, as atividades relacionadas com o mercado nativo vão ganhando maior expressão percentual, ao passo que aquelas que dizem respeito ao mercado exterior vão perdendo substância, em têrmos comparativos. No Gráfico n.º 1, onde se vê a relação exportações/produto nacional bruto do Brasil no período 1947/1959, pode-se constatar a queda relativa das exportações brasileiras nesse período.
BONS ESTUDOS ESPERO TER AJUDADO!!!
O que é mercado interno?
Pois mercado interno, é o comércio de bens e mercadorias praticado no território nacional.
Suas contribuições são: Permite o aparecimento da indústria nativa, dessa forma, na medida em que a produção interna se vai ampliando, o mercado interno ganha maiores dimensões e, assim, constitui-se em bases mais atraentes para que a atividade econômica continue a se exercer.