quais as grandes conquistas dos pastores e agricultores no periodo neolitico
Soluções para a tarefa
neolítico, também chamado de Idade da Pedra Polida, é o período da Pré-História compreendido aproximadamente entre 12000 a.C. e 4000 a.C..
Durante este período surge a agricultura, e a fixação inerente ao cultivo da terra provoca o sedentarismo (moradia fixa em aldeias) e o desenvolvimento da vida em sociedade, assim como o avanço cultural e o aumento da população.
As primeiras aldeias são criadas próximas a rios, de modo a usufruir da terra fértil (onde eram colocadas sementes para plantio) e água para homens e animais. Também neste período começa a domesticação de animais (cabra, boi, cão, dromedário, etc).
O trabalho passa a ser dividido entre homens e mulheres, os homens cuidam da segurança, caça e pesca, enquanto as mulheres plantam, colhem e educam os filhos.
A disponibilidade de alimento permite também às populações um aumento do tempo de lazer e a necessidade de armazenar os alimentos e as sementes para cultivo leva à criação de peças de cerâmica, que vão gradualmente ganhando fins decorativos.
Surge também o comércio, o dinheiro, que facilita a troca de materiais, e que era, na época, representado por sementes. Estas sementes, diferenciadas umas das outras, representam cada tipo, cada valor.
Uma aldeia, ao produzir mais do que o necessário e, para não perder grande parte da produção que não iria ser utilizada, troca o excesso por peças de artesanato, roupas e outras utensílios com outras aldeias.
Neste momento deixam de usar peles de animais como vestimenta, que dificultam a caça e muitas outras atividades pelo seu peso, e passam a usar roupas de tecido de lã, linho e algodão, mais confortáveis e leves.
Essas mudanças de comportamento foram consideradas tão importantes que o arqueólogo Gordon Childe designou este momento de revolução neolítica.
O neolítico, pelo fato de ser o último período pré-histórico, termina com o surgimento da escrita.
Principais características e conquistas deste período
Inicia-se o final da era glacial há cerca de 12.000 anos.
A crosta terrestre aquece, aumentando o nível dos mares e resultando em alterações climáticas.
Formam-se grandes rios e desertos, além de florestas temperadas e tropicais.
Animais de grande porte desaparecem e dão origem à fauna que conhecemos hoje.
A vida vegetal modifica-se, favorecendo a sobrevivência humana.
Dão-se grandes conquistas técnicas do Homem que, aliadas às transformações do ambiente, permitem ao ser humano controlar gradativamente a natureza.
O Homem aprende aos poucos a reproduzir plantas, domesticar animais e estocar alimentos.
A agricultura e a domesticação de animais favorecem um sensível aumento populacional em algumas regiões.
Ampliam-se as conquistas técnicas, como a produção de cerâmica.
Os povos aprendem aos poucos como se organizar e trabalhar em sistemas cooperativos.