quais as funções heteroformas?
Soluções para a tarefa
Já as colônias heteromorfas apresentam indivíduos com morfologia e funções bem distintas. A caravela-portuguesa (Physalia physalis) é um exemplo deste tipo de colônia. Nela, são encontrados indivíduos que desempenham as mais variadas funções: flutuação: membros que formam uma bolsa de gás, responsável pela manutenção da colônia na superfície marinha; captura do alimento e defesa: são alongados e apresentam células urticantes, formando longos tentáculos, que imobilizam a presa e também podem afastar predadores; digestão do alimento: possuem boca e cavidade digestória. Também há aqueles responsáveis pela reprodução, chamados de gonozoides.
Há cnidários que também formam colônias heteromorfas: o cnidário do gênero Obelia é constituído por diferentes pólipos: uns especializados na reprodução (originando outros indivíduos por brotamento), outros na alimentação e os outros na defesa.
Colônias deste tipo, com indivíduos altamente integrados e com tamanho nível de especialização de funções, acabam se comportando como órgãos de um único organismo.