quais as funções do frontal, parietal, occipital, temporal?
Soluções para a tarefa
Resposta:
frontal: Função: controle do movimento voluntário, envolvido na atenção, memória de curto-prazo, motivação, planejamento e fala.
parietal: Função: integra os estímulos proprioceptivos e mecanoceptivos, envolvido no processamento da linguagem.
temporal: Função: decodificar as os sinais sensitivas aferentes (visuais e auditivos) em derivados com significado para a retenção de memória visual e a compreensão da linguagem.
occipital: Função: centro de processamento visual.
Explicação:
Resposta:
Segue abaixo
Explicação:
Frontal
Está localizado diretamente atrás da testa. Fica responsável pelos movimentos voluntários do corpo, a linguagem e o gerenciamento das habilidades cognitivas.
Os lobos frontais são considerados o centro de controle comportamental e emocional e responsável pela personalidade.
Quem sofre algum dano nos lobos frontais podem ter problemas como paralisias, perda de movimentos corporais, incapacidade de se expressar, perda de flexibilidade. Além de ter dificuldade para se concentrar em uma tarefa, em resolver problemas, apresentar mudanças na personalidade e de comportamentos.
Parietal
Está localizado atrás do lobo frontal e é responsável pela integração das informações sensoriais. Isso inclui toque, temperatura, pressão e dor.
O lobo parietal também desempenha um papel na capacidade da pessoa de avaliar o tamanho, a forma e a distância. Além disso, ajuda na interpretação dos símbolos.
A audição e a percepção visual, assim como a memória, também fazem parte das funções do lobo parietal.
Temporal
Ficam atrás das orelhas e são o segundo maior lobo. Contribuem com o processamento de informações auditivas e a codificação da memória. Além disso, desempenham um papel importante no processamento de afeto, linguagem e percepção visual.
O dominante (geralmente o lado esquerdo) está envolvido na compreensão da linguagem, no aprendizado e na lembrança de informações verbais.
O lobo não dominante está envolvido no aprendizado e na lembrança de informações não verbais como a música.
Danos nos lobos causam dificuldade em compreender palavras, o que vemos e ouvimos, em aprender e reter novas informações e em reconhecer rostos.
Occipital
Situam-se na parte posterior da cabeça e são responsáveis pela percepção visual, incluindo cor, forma e movimento.
Danos na região podem dificultar a localizar objetos, identificar cores, causar alucinações, incapacidade de reconhecer palavras, dificuldades para ler e escrever.