Quais as funções da linguagem? Explique cada uma
Soluções para a tarefa
2 – Função apelativa ou conativa – quando o emissor organiza a mensagem com o objetivo de influenciar o receptor. É muito usada em mensagens publicitárias. Ex.: Não deixe para última hora! Programe suas férias.
3 – Função referencial ou denotativa – quando a intenção do emissor é falar objetivamente sobre o contexto real. É a linguagem de caráter informativo. Ex.: Textos de jornal, revistas, livros didáticos, científicos etc.
4 – Função metalinguística – quando a linguagem fala dela mesma, se destina à explicação das próprias palavras (códigos). Ex.: Quando digo “alto”, significa “parem”.
5 – Função fática – quando a linguagem é usada para confirmar se de fato o emissor está sendo ouvido. É um canal de comunicação. Ex.: Você está me entendendo? Certo? Não é verdade? Etc.
6 – Função poética - quando a linguagem revela um cuidado especial com o ritmo das frases, com a sonoridade das palavras, com o jogo de ideias. Ex.: Textos literários, provérbios etc.
Existem cinco funções da linguagem: referencial, emotiva, poética, conativa e metalinguística.
A função referencial ou denotativa possui como função informar o receptor sobre algo de forma clara e precisa. É o tipo de função que costumas ver nas notícias dos jornais.
A função emotiva, como o nome indica, se trata de transmitir a emoção e o sentimento por meio das palavras, sendo encontrada em diários, por exemplo. A função poética se caracteriza por utilizar o sentido conotativo das palavras.
A função conativa ou apelativa visa convencer o receptor de algo, como comprar algo que está sendo oferecido em uma propaganda. Já a função metalinguística nada mais é do que falar sobre um código usando o mesmo.
Leia sobre figuras de linguagem em:
brainly.com.br/tarefa/20622442