quais as formas de resistência da população negra e suas estratégias para preservar as práticas culturais após a abolição da escravidão?
Soluções para a tarefa
Respondido por
16
A população negra foi explorada no Brasil po centenas de anos. Isso ocorreu com o objetivo de garantir a produção de riquezas com baixo custo de mão de obra. Estes indivíduos foram traficados da África até o Brasil e, pela força, além do uso da tortura, acabaram sendo submetidos ao desumano serviço compulsório.
Durante a escravidão, eles lutaram e resistiram bravamente, mantendo sua cultura viva. Esta resistência se expressou também no período pós-abolição. Isso quer dizer que a luta pela defesa de sua cultura e de seus direitos se fes presente também quando eles foram "libertos".
- Criação de comunidades: a criação de comunidades foi reflexo, além de tudo, do processo de abolição, dado que o tipo de liberdade, sem inclusão, forçou estas pessoas a se concentrarem em certos locais, geograficamente. Assim, puderam desenvolver uma força comunitária notável.
- Criação de associações: A partir de sua força comunitária, puderam desenvolver também uma considerável quantidade de organizações e associações, que auxiliaram na luta por direitos a partir de movimentos sociais;
- Organização política: no campo político, grupos passaram a se reunir em prol de sua causa. Formaram partidos políticos e etc.
- Formação de mídias alternativas: a criação de jornais e folhetos garantiu a dispersão de seus ideais;
- Força da união: como sempre, os africanos libertos demonstraram sua força na união: o coletivo falou mais alto, e foi através da luta conjunta que conseguiram os direitos que hoje vemos.
Perguntas interessantes