Quais as formas de reprodução assexuada em plantas e animais?explique
Soluções para a tarefa
Resposta:
Divisão Binária, Cissiparidade ou Bipartição: Consiste na divisão de um indivíduo em dois, onde o progenitor deixa de existir. Ocorre em bactérias e protozoários.
Brotamento: O indivíduo forma brotos que se separam do corpo do genitor e passam a ter vida independente, originando um novo ser. Comum em bactérias, fungos, poríferos e cnidários.
Esporulação: Formação de células reprodutivas, os esporos, que germinam em condições ambientais adequadas e originam um novo ser.
Divisão Múltipla: A célula divide-se e origina três ou mais células-filhas. Inicialmente o núcleo sofre uma serie de divisões, que são seguidas pela divisão do citoplasma.
Fragmentação: também chamada de regeneração, nela ocorre o surgimento de um novo indivíduo a partir de um fragmento. Nesse caso, há duas etapas: a fragmentação de um indivíduo e a regeneração desse fragmento, formando um novo indivíduo. Esse tipo de reprodução pode ser observado em diferentes grupos, como esponjas e cnidários. Também pode ser observada quando cortamos uma planária em várias partes.
Partenogênese: há o desenvolvimento do gameta feminino, o qual origina um novo ser sem que este tenha sido fertilizado. Um dos exemplos clássicos de partenogênese ocorre em abelhas, processo em que o zangão é formado. Vale salientar que, em animais vertebrados, também já foi observada a partenogênese em tubarões, por exemplo.
Propagação vegetativa: é uma reprodução assexuada típica dos vegetais. Nesse caso, estruturas vegetativas (raiz, caule e folha) são capazes de gerar uma nova planta. A mandioca e a cana-de-açúcar, por exemplo, podem ser propagadas dessa forma.
Espero ter ajudado !!!