Quais as fases de reproducao humana em ordem cronologica?
Soluções para a tarefa
O sistema reprodutor humano - tema de questões do Enem - é formado por órgãos que constituem o aparelho genital masculino e feminino. O aparelho genital masculino é constituído por dois testículos, bolsa escrotal, epidídimo, canal deferente, pênis e glândulas anexas (próstata, vesículas seminais e glândulas bulbouretrais).
Os testículos são as glândulas sexuais masculinas, também denominadas gônadas, localizadas no interior da bolsa escrotal. Os testículos apresentam duas funções básicas: a produção do hormônio testosterona, responsável pelas características masculinas, que ocorre nas células de Leydig e a produção de espermatozoides (espermatogênese) que ocorre no interior de tubos que se enovelam no testículo, os túbulos seminíferos.
Os espermatozoides saem desses túbulos e são transportados para os vasos eferentes e, a seguir, para o epidídimo, onde adquirem mobilidade. Cada epidídimo conecta-se com a vesícula seminal pelo canal deferente, formando o ducto ejaculatório, que atinge a uretra, por onde saem os espermatozoides que são liberados juntamente com as secreções produzidas pelas glândulas anexas, formando o sêmen ou esperma.
Durante o ato sexual, os músculos do epidídimo, canal deferente, uretra e glândulas anexas se contraem liberando o sêmen para o exterior, processo denominado ejaculação.
A uretra passa por dentro do pênis. O pênis é formado por tecidos vascularizados, os corpos cavernosos e o corpo esponjoso, o bulbo, o prepúcio e a glande. Tais tecidos são responsáveis pela ereção do pênis, pois em resposta a um estímulo nervoso parassimpático, as artérias do pênis se dilatam, provocando um acúmulo de sangue nos corpos cavernosos e corpo esponjoso, impedindo o retorno do sangue e, consequentemente, o enrijecimento do pênis.
SISTEMA GENITAL FEMININOO aparelho genital feminino é constituído por dois ovários, duas tubas uterinas (trompas de falópio), um útero, uma vagina e uma vulva.)
Os ovários são as glândulas sexuais femininas, ou seja, as gônadas que produzem os óvulos e os hormônios sexuais femininos, o estrógeno e a progesterona. Os ovários se conectam com o útero pelas tubas uterinas.
O útero é um órgão musculoso que aloja o embrião durante a gravidez. A parede do útero é formada por três camadas: a serosa, miométrio e o endométrio. O endométrio todo mês torna-se espesso para receber o óvulo fertilizado, entretanto caso isso não ocorra, ocorre há esfoliação dessa parede eliminada através do fenômeno denominado menstruação.
Do útero sai a vagina que abre na vulva, a genitália feminina externa, coberta por pelos, que iniciam na puberdade e possui dobras de pele e mucosa, os pequenos e os grandes lábios, são altamente vascularizados e protegem a vagina e a uretra. Os lábios circundam o clitóris que é uma região extremamente sensível e erétil que corresponde a glande do aparelho sexual masculino.
Em mulheres virgens, a abertura da vagina possui uma membrana, denominada hímen, que se rompe no primeiro ato sexual. Entre a borda do hímen e os lábios, há glândulas de Bartholin que, sob ação de estímulos, liberam um líquido lubrificante.