Artes, perguntado por dcomceicao9, 10 meses atrás

Quais as fases artisticas de mondiran

Soluções para a tarefa

Respondido por souzasaldanhajulioce
0

Resposta:~( ̄▽ ̄)~*

Explicação:Quase cem anos depois de criar sua primeira composição abstrata em tons primários, Mondrian e os neoplásticos são tema de uma grande mostra no Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo. Intitulada “Mondrian e o Movimento de Stijl”, a exposição fica em cartaz até o dia 4 de abril.

Num país marcado pela abstração geométrica do concretismo e do neoconcretismo, movimentos que dominaram a arte brasileira nos anos 50 e 60, a visão das telas de Mondrian talvez tenha maior ressonância. Também lembra a utopia por trás de quase toda vanguarda surgida no século passado – a vontade de plasmar uma ordem estética absoluta e universal.

“Eles queriam criar uma obra de arte total, fazer uma arte nova para uma sociedade nova”, resume Benno Tempel, um dos organizadores da mostra paulistana e curador do Museu Municipal de Haia, de onde vieram suas cerca de 70 obras. “Era o estilo do futuro”.

Esse estilo, aliás, era explicado e propagandeado nas páginas da “De Stijl”. Fundada há cem anos pelo artista Theo van Doesburg em Amsterdã, a revista era ao mesmo tempo bíblia e manifesto aguerrido do neoplasticismo – Mondrian, em textos famosos pelo tom rebuscado e hermético, definiu ali muitos dos dogmas por trás de sua pintura.

Um deles era a crença no que o filósofo Mathieu Schoenmaekers chamou de matemática plástica, ou seja, na ideia de representar a vida só com linhas e cores primárias. Mondrian também falava da busca de uma harmonia ancorada na energia vital de todas as religiões, uma espécie de princípio universal por trás da existência.

Sua tentativa de extrair do mundo essa ordem secreta passava então pelo abandono de toda a figuração – ele via a imitação do real pela pintura como um culto equivocado às aparências.

“Demorei muito tempo para descobrir que as particularidades da forma e da cor natural evocam sentimentos subjetivos que obscurecem a realidade pura”, escreveu o artista. “A aparência das formas naturais muda, mas a realidade permanece constante”.

Sua busca pela realidade pura começou com suas pinturas de paisagem. No subsolo do CCBB, estão algumas das telas mais antigas do pintor. Muito antes de se consagrar com as composições quadriculadas em cores primárias, Mondrian tentou retratar campos e praias seguindo a tradição de mestres de seu país.

Perguntas interessantes