Quais as explicações possíveis para a desigualdade de gênero no Brasil
Soluções para a tarefa
Olá!
A desigualdade se mostra presente ao momento que são analisadas os papeis sociais de ambos os gêneros. Antes de entendermos esse conceito, precisamos levar em consideração que, dentro de um ambiente social, as expectativas de forçar uma pessoa a cumprir tal papel é uma grande evidência de que existe essa discrepância.
Os "Esteriótipos de Gênero" são representações generalizadas de ambos os sexos na sociedade moderna, como por exemplo, "O pai de família tem o dever de trabalhar e sustentar a casa enquanto a mãe deve cuidar de seus filhos e da casa" enquanto se sabe bem que na atualidade, ambos os sexos tem a capacidade de conciliar tarefas dentro e fora da casa, sem depender do sexo.
Claro, algo muito importante de ser dito é que sim, existem diferenças psicológicas e biológicas entre os homens e mulheres, mas a desigualdade de gênero reflete o estudo dentro da esfera social e da cidadania.
A desigualdade não precisa ser em forma direta (Como por exemplo, simplesmente falar que as mulheres têm somente a função de reproduzir), pode ser também em forma indireta (Como negar a mulher o direito ao trabalho, pelo fato dela ter a chance de engravidar).
O Feminismo, a priori, existe justamente para dar a equidade de deveres e direitos sociais entre o homem e a mulher.
Resumidamente, é isso. Espero ter te ajudado!