quais as etapas da dengue ?
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Os sintomas da dengue clássica surgem de forma abrupta: febre intermitente de intensidade variável (que pode chegar à casa dos 39 graus e provocar calafrios), dor forte de cabeça (concentrada principalmente na região atrás dos olhos), dores nas costas (especialmente na região lombar), nos músculos das pernas e nas articulações. Como muitos atribuem a essas dores origem óssea, a doença antigamente era conhecida pelo nome popular de “febre quebra-ossos”.
Saiba mais
j
Artigos
Dengue: quadro clínico, diagnóstico e tratamento
dengue4-marcelogrbh
h
Rádio
Quadro geral da dengue
dengue4-marcelogrbh
Queixas de dor à movimentação dos olhos são freqüentes, bem como corrimento nasal e faringite, insônia, perda do apetite, desconforto abdominal, náuseas, perversão do paladar, cansaço e astenia profunda. O desânimo pode ser de tal ordem que o doente cai de cama e a vida perde a graça.
No segundo dia de doença, pode surgir vermelhidão (exantema) na face e no tronco, que se espalha pelo resto do corpo, poupando as palmas das mãos e as plantas dos pés. Como o vermelho da pele fica entremeado por áreas claras de 2mm a 5 mm, os livros de texto se referem a elas como “ilhas brancas num mar vermelho”.
A doença é bifásica. Depois de dois ou três dias, a febre cai, as dores diminuem e o cansaço melhora; parece que o pesadelo acabou. Mas a alegria dura pouco: a febre e o cortejo de sintomas retornam, geralmente menos intensos do que na primeira fase. Do terceiro ao quinto dia dessa fase, o vermelhão está mais visível e são comuns as queixas de queimação nas palmas das mãos e plantas dos pés. Surgem ínguas no pescoço, nas fossas supraclaviculares e nas regiões inguinais (virilhas). Mais três ou quatro dias, a pele descama e os sintomas entram em remissão.
Perguntas interessantes