Quais as elites que tinha interesses na manutenção de uma estrutura de poder político e econômico
Mi ajudaaaa
Soluções para a tarefa
As exigências de Portugal foram enxergadas no Brasil como uma tentativa de recolonizar o país e de impedir o desenvolvimento econômico que estava em curso.As exigências de Portugal foram enxergadas no Brasil como uma tentativa de recolonizar o país e de impedir o desenvolvimento econômico que estava em curso.Em virtude disso e estrutura social do Império Brasileiro se caracterizaria por ser escravocrata e patriarcalista,A pesquisa parte da concepção que a independência do Brasil ocorre sob o prisma das propostas liberais ocorridas entre os séculos XVIII e XIX. Porém na prática observamos uma postura da elite política, norteada por concepções elitistas, autoritária e excludente que se distanciava das premissas liberais. Como resultado, o Brasil adota um regime monárquico que tem como princípios o autoritarismo e o centralismo. O objetivo do trabalho é realizar um estudo sobre os ideais e a prática que nortearam o agir político da elite brasileira no processo de independência e durante os período Imperial e Regencial. Como método, utilizamos o levantamento bibliográfico. Foram consultados autores como Raymundo Faoro, Emília Viotti da Costa e Wanderley Guilherme dos Santos. Em suma os ideais liberais que nortearam as manifestações por independência cairiam em desuso pela mesma elite que os aclamavam e o Brasil seria guiado por uma elite que em sua maioria adotaria prática política de autoritarismo, exclusão e elitismo.
extra sobre mais detalhes:
Quais foram as principais características das elites?
Em todos os tempos da História as elites nunca foram uniformes, a regra é o antagonismo de interesses e de crenças. A clivagem central da Revolução Francesa foram entre três elites, a da nobreza, a do alto clero e a da burguesia, o povo entrou como figurante apenas.
Qual a relação entre as elites em conflito e a fragmentação do pais?
No Brasil elites em conflito estavam presentes na Proclamação da Republica, na Revolução de 30, no Estado Novo, na Republica de 1946, no Regime Militar de 64, na Republica de 1985 e chegamos em nossos dias com as elites divididas como nunca antes, falta-lhes um eixo condutor, o esgarçamento das elites representa a ameaça de fragmentação do Pais.
Quem eram os membros das elites?
Letra D. Os membros das elites eram conhecidos como criollos, descendentes de espanhóis nascidos na América. Eles tinham como interesse realizar a independência e fortalecer seu poder econômico e político.
Quais são as principais características de uma elite de ricos citadinos e suburbanos?
Se embrica numa elite de novos ricos citadinos ou suburbanos, no conjunto tem o maior poder financeiro dentro de uma economia em recessão e com escassas perspectivas de crescimento. Fazem parte da economia produtiva e são contra a politica econômica deflacionista de hoje.