Quais as duas nações com mais colônias na África durante a fase imperialista
Soluções para a tarefa
Resposta:IMPERIALISMO OU NEOCOLONIALISMO?
Imperialismo é o nome que se dá ao capitalismo na fase na qual o capital financeiro (fusão do capital bancário e industrial monopolista) torna-se hegemônico. Neocolonialismo é o termo usado para designar as relações de dominação político-econômicas impostas pelas potências industriais aos países ou territórios sobre seu controle. Na fase imperialista, são impostas as relações neocoloniais.
COLONIALISMO EUROPEU DO SÉCULO XVI: Naquela época, as potências europeias, principalmente Portugal e Espanha, fundaram suas colônias de exploração no continente americano. Em termos econômicos, o colonialismo desse período desenvolveu-se dentro do contexto do capitalismo comercial e das práticas mercantilistas.
NEOCOLONIALISMO DO SÉCULO XIX: No século XIX surgiu, entre as potências europeias, uma nova corrida em busca de colônias, direcionada basicamente para o continente africano e o asiático. Esse novo colonialismo ou neocolonialismo (também chamado imperialismo) diferenciava-se essencialmente do anterior, porque em termos econômicos foi impulsionado no contexto do capitalismo industrial e financeiro, que gerou, entre as grandes potências europeias, um clima de competição e de disputas por matérias-primas e por mercados consumidores.
O MUNDO É DELES: A política de expansão de poder e dominação de um Estado ou sistema político sobre outros ocorreu muitas vezes na história. No entanto, o termo imperialismo surgiu para designar especificamente a expansão das potências industriais europeias a partir do século XIX.
CAUSAS E CARACTERÍSTICAS: A revolução Industrial criou alguns problemas para as nações europeias. Com uma indústria apta a produzir mais, faltava, agora, mercado consumidor. Além disso, os grandes burgueses buscavam outras regiões onde pudessem investir mais para obter lucros ainda maiores. E também havia a necessidade de achar novas fontes de matérias-primas, como ferro e petróleo. Tudo isso levou os europeus a uma nova expansão colonial. Mas ela teve algumas diferenças importantes em relação à ocorrida no início da Idade Moderna, a começar pelos objetivos, que, nos séculos XV e XVI, eram primordialmente a exploração de metais preciosos e de produtos tropicais. Além disso, agora o sistema econômico vigente não era mais o capitalismo comercial, e, sim, o industrial; por fim, em vez da América, foram exploradas a África e a Ásia. Três modalidades de relações neocoloniais foram estabelecidas nesse período: colônias (territórios dominados por meio da presença militar), protetorados (países governados por elite local tutelada por uma potência industrial) e áreas de influência (países com governo formalmente autônomos, mas submetidos a acordos econômicos desiguais).
Explicação: