História, perguntado por juluajuliafreitas, 2 meses atrás

quais as dificuldades enfrentadas pelo governo vargas no período, principalmente após o atentado ao jornalistas Lacerda? Me ajudem rápido por favorrr ​


juluajuliafreitas: pxx gente nao me deixa na mão não

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
1

Resposta:

Explicação:

O governo Vargas já estava em crise antes do atentado da Rua Tonelero, que foi no caso o atentado ao jornalista Lacerda (Carlos Lacerda).

O Brasil sofria grande pressão a escalada da inflação, economicamente, houve a greve dos trabalhadores que desgastou ainda mais o governo de Vargas. Por conta desse tipo de governo que o Brasil se encontrava, Carlos Lacerda era um grande opositor de críticas de Vargas, e acabou sendo alvo de um dos aliados de Getúlio Vargas.

Com isso as consequências desse ato houve uma falha enorme já que ao tentarem matar Lacerda acabaram por assassinar o Major Rubens Vaz que ocorreu na Rua Tonelero, no Rio de Janeiro, após isso a Aeronáutica passou a investigar o caso do assassinato de seu major, e isso levou até o assassino Gregório Fortunato, chefe de segurança de Vargas.

Por conta disso a posição de Vargas ficou insustentável e haviam pedidos de renuncia acompanhados de ofensas e acusações sobre o assassinato fracassado. Essa crise que levaria a renuncia do governo de Vargas foi até mais trágico, já que Vargas cometeu suicídio em 4 de agosto de 1954.  Em um entrevista Getúlio até comentou que se sentiu traído já ele não sabia (até onde a história conta) desse mandado de morte para Lacerda.

Respondido por marcoszapata78
1

O governo Getulio Vargas, em 1954, já enfrentava insatisfação popular por conta da inflação alta e piora da qualidade de vida. Mas ficou ainda pior quando aconteceu o atentado ao jornalista oposicionista Carlos Lacerda. Acusado de ter ligação com o crime, começou a sofrer pressão por renúncia.

Atentado a Carlos Lacerda

O atentado contra o jornalista Carlos Lacerda, no dia 4 de agosto de 1954, na Rua Tonelero, no Rio de Janeiro, não conseguiu acertar o alvo e quem morreu foi o general Rubens Vaz.

Então, Getulio Vargas, desafeto de Carlos Lacerda, que não se feriu no ataque, passou a sofrer pressão para renunciar à presidência. Ainda mais porque um militar morreu no ataque.

No entanto, Vargas não renunciou e disse que só sairia morto do governo. Então, no dia 24 de agosto daquele mesmo ano, Vargas se matou com um tiro na cabeça.

Para saber mais sobre Getulio Vargas, veja o link: https://brainly.com.br/tarefa/4168394

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes