quais as dificuldades enfrentadas pelo governo federal para controlar e fiscalizar a fronteira terrestre brasileira
Soluções para a tarefa
Alguns dos principais fatores que impedem a fiscalização efetiva das nossas fronteiras incluem a enorme extensão da fronteira terrestre brasileira e a corrupção de agentes públicos fronteiriços encarregados de fiscalizá-la. Para se ter uma ideia, o Brasil tem quase 16 000 km de fronteiras terrestres e tem fronteiras terrestres com praticamente todos os outros países sul-americanos, exceto o Chile e o Equador, o que mostra as dimensões continentais do nosso país
O governo federal enfrenta grandes desafios quando o tema é fiscalização da fronteira terrestre brasileira. Como exemplos podemos citar o narcotráfico, extração ilegal de madeira e tráfico de armas.
O Brasil tem 15.791 km de fronteiras terrestres, sendo 12 mil só na Região Amazônica – o equivalente, em metros quadrados, ao estado do Amazonas. Devido a essa magnitude, é fundamental que os órgãos federais trabalhem juntos para que se obtenha sucesso.
O narcotráfico é o maior problema. O Brasil tem 8 mil km de fronteira com os três únicos países produtores de cocaína do mundo: Colômbia, Peru e Bolívia. Os plantios de coca são realizados nas cabeceiras dos rios que entram na Amazônia brasileira.
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/17379470