Quais as diferenças morfológicas e evolutivas entre os 4 grupos vegetais?
Soluções para a tarefa
As principais diferenças morfológicas estão relacionadas ao tamanho, estruturas reprodutivas e sistema de transporte de nutrientes e as diferenças evolutivas são representadas por essas diferenças morfológicas.
As briófitas (Musgos) são plantas de porte pequeno, pois não apresentam feixes vasculares para transporte de água e nutrientes. São dependentes da água para a reprodução.
As pteridófitas (samambaias) são plantas que já possuem uma vascularização, e apresentam um porte maior que as briófitas. Também são dependentes da água para a reprodução.
As gimnospermas (pinheiros e araucárias) têm um porte elevado graças ao seu sistema vascular, composto por xilema e floema. Por apresentarem o grão de pólen, não são dependentes da água para a reprodução.
As angiospermas (plantas com flores) também têm porte mais elevado (ou não) graças ao sistema vascular, tal como nas gimnospermas. Também apresentam o grão de pólen, tornando-as independentes da água para reprodução. Sua diferença maior é a presença de flores e frutos, que permite maior distribuição espacial das sementes.