quais as diferenças existentes na ideia do transcendente entre o oriente e o ocidente.
Soluções para a tarefa
Resposta:
http://cienciadasreligioes.ulusofona.pt/
« post anterior | início | post seguinte »
SEXTA-FEIRA, 30 DE MAIO DE 2008
Ocidente e Oriente
Ao contrário do que é genericamente aceite, tanto no Oriente como no Ocidente existem inúmeras correntes de pensamento que vão do espiritualismo ao materialismo, da imagem mítica ao rigor lógico-positivista, da pura religiosidade à abordagem político-social.
Assim, muitas vezes pretende-se um “Oriente” fictício, platonicamente Ideal ou diabolicamente nefasto, qual exorcismo de sobrevivência. Estas formulações muito em voga numa new-age pouco estruturada, em pouco contribui para a melhoria dos processos decorrentes da globalização.
Por outro lado não nos basta a “inspiração” Oriental sem a “actividade” Ocidental, nem a “actividade” Ocidental sem a “inspiração” do Oriente, que é Buddhi-Manas, harmonizando assim no Ser, a interioridade e a exterioridade da Existência, que, na manifestação, é “ser para fora”.
Hoje e cada vez mais, o Oriente ocidentaliza-se, recebendo um impulso de activação do Mental Concreto e o Ocidente caminha para receber do Oriente a senda para a Sabedoria, para que possa atingir a Auto-Realização.
Então, e por maioria de razão, o Oriente distingue-se mas não se contrapõe ao Ocidente ou, dito de outro modo, o Ocidente e o Oriente opõem-se como momentos dialécticos distintos que darão origem a uma cultura de fraternidade activa mas não reactiva, de modo a contribuir para uma cultura global, Planetária que, seguramente, será a síntese de ambos.