História, perguntado por lucianereginaha, 1 ano atrás

Quais as diferenças entre os jogos olímpico da atualidade e da Grécia antiga

Soluções para a tarefa

Respondido por VictorSHW
9

há algumas diferenças entre as atuais e as antigas Olimpíadas, tais como: as antigas Olimpíadas ocorriam em um dia, e as atuais duram cerca de dois meses. As diferença das Olimpíadas antigas para as atuais também são influenciadas pela cultura. Na Grécia antiga, por exemplo, a mitologia era muito respeitada por todos, o que poderia influenciar suas ações. As diferenças são: as antigas Olimpíadas ocorriam em Olímpia na Grécia, mas já as atuais ocorrem em qualquer país do mundo desde que ele seja escolhido pelo comitê Olímpico. Outra diferença é que antigamente devido ao preconceito as mulheres não participavam e nem assistiam as Olimpíadas, mas atualmente as mulheres são permitidas, agora também já existem mais modalidades Olímpicas. Antigamente existiam apenas oito modalidades , agora já existem vinte e nove, outras diferenças também estão nas regras, nos atletas e nos campeões por exemplo antigamente no boxe era permitida a agressão dos adversários enquanto eles estivessem no chão mas hoje em dia isso não seria permitido. Sobre os atletas antigamente eles deviam competir em todos os jogos, mas atualmente existem atletas específicos para cada esporte, e devido a isso não há um único campeão como antigamente, outra diferença é que os gregos achavam os povos de fora muitos bárbaros pelo fato de que eles não tinham as mesmas crenças, o que era o suficiente para proibidos de participar das Olimpíadas. Outra e crucial diferença é que na Grécia antiga, em tempo de Olimpíadas era realizada uma trégua em toda Grécia, mas já hoje em dia não ocorre bem assim: exemplos disso são a primeira e a segunda, que interromperam algumas Olimpíadas. A Segunda Guerra Mundial interrompeu duas Olimpíadas: as de 19401 e 1948. A Primeira Guerra Mundial interrompeu a de 1916.

Respondido por CerejinhaEstudos
0

Um evento para homens nus

As antigas Olimpíadas eram apenas para os homens, no que diz respeito a competições de atletismo e esportes de combate.

As mulheres sequer eram autorizadas a assistir. No entanto, algumas podiam competir nos eventos equestres, mas só no papel de substitutas dos donos dos cavalos e das carruagens.

A primeira vitória feminina de que se tem registro foi a de uma princesa espartana.

Acredita-se que uma possível razão para a exclusão das mulheres seja o fato de que os atletas, lutadores e boxeadores tinham que competir sem roupa.

A antiga palavra grega para "exercitar-se" significava literalmente "ser inflexível pelado", provavelmente por motivos religiosos, já que os Jogos eram uma festa de homenagem a Zeus (Hoje claro,não praticam mais esses tipos de atos).

Cavaleiros e condutores de carruagens usavam roupas nas competições, mas eles eram vistos como empregados, e não donos dos cavalos - que ficavam com os louros da vitória.

As provas que duraram e as que não existem mais

"Dos eventos de corrida antigos, só sobreviveram (nos Jogos Olímpícos atuais) os 200 metros rasos, os 400 m e a prova dos 5 mil metros", explica Cartledge.

(Arremesso de dardos é uma das competições que duraram até hoje )

A pista de corrida do século 4 a.C. ainda é visível na antiga cidade de Olímpia.

"Além deles, havia as provas de combate. Dessas, a luta romana e o boxe sobreviveram (mas em formato diferente)."

A luta também era um dos cinco eventos do pentatlo antigo, junto com a corrida de 200 m, o arremesso de dardos, o arremesso de disco e o salto em altura.

"As antigas provas equestres, de carruagem e de corrida de mula não têm equivalentes nas Olimpíadas modernas", diz o professor.

Também havia provas em que os atletas não precisavam competir pelados: seus corpos eram cobertos com um capacete e um protetor de canela para a corrida em armadura e para eventos equestres.

O local e o propósito dos jogos

As antigas Olimpíadas eram um festival explicitamente religioso, dedicado à veneração da mais poderosa divindade grega, Zeus, do Monte Olimpo, a mais alta montanha grega.

Os jogos sempre eram disputados no mesmo lugar, num local remoto e de difícil acesso a pé no noroeste do Peloponeso. Os competidores e espectadores vinham não apenas da Grécia, mas de todo o mundo grego, que na época se estendia da Espanha à Geórgia.

O local dos jogos era conhecido como Olímpia, em homenagem ao título de "Olímpio" de Zeus, derivado do Monte Olimpo.

Os prêmios

A vitória já era um prêmio por si só, em teoria. Uma guirlanda simbólica de folhas de oliva, cultivadas em Olímpia, era a única recompensa, e destinada apenas ao campeão - não havia medalhas de prata ou bronze

Hoje há diferenças muito grandes no esporte,que na antiga Grécia era tudo diferente tanto o machismo pois,mulheres não podiam competir,tanto o jeito que jogamos os mesmo jogos(alguns) da antiga Grécia.

Obs:O texto lido não foi escrito por mim(apenas ajustei algumas coisas) então acho justo deixar créditos ao criador original :)

Nome da noticia: Que semelhanças os Jogos Olímpicos atuais guardam com os originais?

Bons estudos para todos!!!  

 

   

Perguntas interessantes