História, perguntado por joaovitorbmgoulart, 1 ano atrás

Quais as diferenças entre o sistema de escrita inventado pelos fenícios e os primeiros sistemas de escrita dos egípcios e sumérios?

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
242

A diferença principal entre o alfabeto fenício e os alfabetos dos egípcios e sumérios, um dos povos a ocupar a mesopotâmia, era que no alfabeto fenício cada letra representava o som de uma consoante, de modo que as palavras eram formadas pela combinação de diversas letras, enquanto que no alfabeto egípcio a escrita era hieroglífica, de modo que cada símbolo representava uma palavra, havendo muito mais letras neste alfabeto que no alfabeto fenício.



Deste modo, aprender a escrever com os outros alfabetos era uma tarefa interpretativa e que só fazia sentido dentro do contexto cultural egípcio, enquanto que no alfabeto fenício não há uma relação direta entre a forma das letras e o significado das palavras, de modo que é bem mais fácil escrever com este alfabeto, assim como ler os registros feitos com ele.



Isto se deu, entre outros motivos, por serem ritualísticas as funções da escrita nas sociedades egípcias, enquanto que os fenícios usavam o alfabeto para manter o registro de suas transações comerciais, de modo que era necessário que muito mais gente soubesse ler e escrever (todos que comerciassem) que nas sociedades onde somente os sacerdotes precisavam saber ler para transmitir as mensagens sagradas.

Respondido por eduardagon0193
3

Resposta:O alfabeto fenício possuía 22 letras, apenas consoantes, e era, portanto, muito mais simples do que a escrita cuneiforme e a hieroglífica. O alfabeto fenícioserviu de base para o alfabeto grego. Este deu origem ao alfabeto latino, que, por sua vez, gerou o alfabeto atualmente utilizado no Brasil.

Já No Egito Antigo a escrita mais usada era conhecida como vescrita hieroglífica, pois era baseada em hieróglifos. Estes eram desenhos e símbolos que representavam ideias, conceitos e objetos. ... Esta escrita era dominada, principalmente, pelos escribas.

E a escrita suméria, grafada em cuneiforme, é a mais antiga língua humana escrita conhecida. A sua invenção deve-se às necessidades de administração (cobrança de impostos, registo de cabeças de gado, medidas de cereal, etc.)

Escrita cuneiforme (alemão: Keilschrift) é a designação geral dada a certos tipos de escrita feitas com auxílio de glifos em formato de cunha. É, juntamente com os hieróglifos egípcios, o mais antigo tipo de escrita, tendo sido criado pelos Sumérios na antiga Mesopotâmia por volta de 3500 a.n.E.

Explicação: espero ter ajudado

Perguntas interessantes