Quais as diferenças entre o compasso simples e um compasso composto?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Compasso composto
No entanto a métrica deste compasso é binária, ou seja, dois pulsos por compasso. Por isso cada unidade de tempo não é uma colcheia, mas sim um grupo de três colcheias (ou uma semínima pontuada). Como cada pulso é composto de três notas, esse compasso é definido como composto.
Resposta:
Muita gente tem dificuldade em perceber o que é um compasso simples e um compasso composto. Os compassos simples e os compassos compostos sentem-se de forma diferente, e a sua escrita é um pouco diferente.
Explicação:
Na partitura a fórmula de compasso aparece logo em frente da clave no início da pauta musical. Consiste em dois números, um em cima do outro. Este conjunto de números tem o nome de fórmula de compasso. Estes números indicam:
- As notas com a duração mais pequena que um tempo unem-se sempre de forma a que o seu valor total dure uma batida. Por exemplo no tempo 4/4 duas colcheias unem-se para equivaler a uma batida. Se tivermos 3 colcheias unimos apenas duas e uma fica separada pois o valor dessa união daria uma batida e meia.
- A contagem do tempo é feita dando uma ênfase na primeira batida de cada compasso. Por exemplo no compasso 4/4, a contagem correta seria: UM dois três quatro | UM dois três quatro
- O número de cima é divisível por três exepto quando o número é o próprio três: Qualquer fórmula de compasso com o número de cima 6,9,12,15 é considerado composta.
- A nota que tem a duração equivalente a uma batida é uma nota pontuada: Por exemplo num compasso 6/8. No tempo simples o oito significaria seis colcheias a preencher um compasso. No tempo composto as notas são agrupadas em grupos de três, isto quer dizer que se agruparmos seis colcheias em dois grupos de três, cada grupo terá a duração de uma semínima pontuada, ou seja um três tempo. Então o 8 nesta fórmula de compasso não indica a nota colcheia mas sim a nota semínima pontuada.