Quais as diferenças entre o cidadão da Grécia Antiga e do Brasil atual?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Apesar da Democracia na Grécia antiga ser de grande influência para as políticas que devem ser melhoradas no mundo moderno, ela era excludente, e, nem toda a população experienciava aquele regime democrático, ou seja, as mulheres e os estrangeiros não tinham poder de voto.
Na perspectiva moderna a cidadania gira em torno da construção dos valores em uma perspectiva humanista pois se refere aos direitos e deveres do cidadão.
Ela também está atrelada a uma visão positivista de proteção, para o equilíbrio social, a partir da regulamentação de leis, da constituição, normas e valores vigentes que são comuns a todos os cidadãos.
A cidadania pode ser entendida como a prática dos direitos e dos deveres do cidadão, por isso ela se liga a democracia que parte do exercício das atividades do cidadão perante seu sistema vigente.
Explicação:
Além disso, a democracia de hoje é a chamada democracia representativa, no qual são votados em políticos nos quais representam o pensamento do povo brasileiro, enquanto que na Grécia Antiga os próprios cidadãos eram selecionados por sorteio para participarem das assembleias e decidir o que era melhor para a pólis