quais as diferenças entre a escravidão praticada no continente africano antes do século xv e a escravidão moderna estabelecida apos a chegada dos portugueses a África ?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A diferença entre a escravidão praticada no continente africano e o escravismo estabelecido na América é que a escravidão entre os próprios africanos era uma política do próprio estado.
Os escravos eram considerados uma propriedade do estado e dos reinos africanos, usados para fins públicos, enquanto que o escravismo estabelecido na América eram de proprietários privados.
Outra diferença entre a escravidão praticada por ambos os povos é que os europeus usavam os escravos como mão de obra para sua produção colonial, enquanto que os africanos os utilizavam em suas esferas estatais.
Resposta:
A escravidão dentro da África possuía caráter estatal, ao passo que nas Américas o escravismo era para comércio, ou seja, os escravos se tornavam propriedade privada.
Explicação:
A escravidão que vigorava dentro do continente africano possuía características políticas, onde a escravidão ocorria entre os próprios africanos como uma medida do estado. Nesse sentido, os escravos eram considerados propriedade do estado, dessa forma eram utilizados para servir aos interesses públicos.
Quando tem-se uma visão para a escravidão nas Américas, entender-se que o escravismo estava voltado para uma forma de propriedade privada, ou seja, existia um comércio de escravos que era muito forte.
Dessa forma, os escravos africanos eram utilizados da esfera estatal, enquanto que na escravidão nas Américas os escravos eram mão de obra nas colônias.