Geografia, perguntado por gaby2900, 1 ano atrás

quais as diferenças e semelhanças entre as regiões norte e nordeste ?

Soluções para a tarefa

Respondido por lanaa26
56
A semelhança é o tempo, clima e economia. Diferença é a localização e o bioma. Nordeste é cerrado e Norte é amazônia, mata atlântica, manguezais.
Respondido por ruangamer73
1

Resposta:

Quinta maior nação do mundo, o Brasil é um país de proporções continentais. Por todos os seus mais de 8,5 milhões de quilômetros quadrados, esparramam-se diversas culturas, povos e lugares incríveis de serem conhecidos. As diferenças regionais do Brasil são tantas que não é um exagero dizer que existem vários brasis em um só.

Do Oiapoque ao Chuí, existe um vasto leque de climas, biomas e diversidade geográfica. Não é fácil descrever em poucas palavras um país que abrange quatro fusos horários e é o

Além disso, o Brasil é o terceiro país com mais fronteiras terrestres no mundo, ficando atrás apenas da Rússia e da China. Dez outros países são vizinhos diretos — no continente sul-americano, apenas Chile e Equador não fazem fronteira com o Brasil.

Viajar pelo país é uma aventura para a vida toda e que certamente guarda experiências recompensadoras. Pensando nisso, elaboramos este post com a ambição de contar um pouquinho sobre algumas dessas possibilidades, mas com a certeza de que tudo que o país oferece é muito para um único texto.

Vamos aproveitar as divisões regionais do Brasil para falar sobre cada uma delas e tentar fazer justiça com todas. Continue a leitura e, do Sul ao Norte, conheça mais sobre o Brasil!

Região Sul: praias no verão, neve no inverno

Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul são os estados que formam a região Sul brasileira, famosa tanto pelas suas belezas naturais quanto pela rica cultura e tradições locais.

Durante o verão, as praias de Santa Catarina são um destino favorito das férias de muitos brasileiros e estrangeiros que se encantam com o mar e a beleza de cidades como Balneário Camboriú, Barra Velha e até Florianópolis, a capital brasileira com maior pontuação no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano, calculado pela ONU).

Além da natureza, as praias também se destacam pela infraestrutura e facilidade de acesso.

O turismo de inverno também é um dos destaques da Região Sul. Lá estão as poucas cidades em que neva no Brasil. São Joaquim e Urubici, nos planaltos de Santa Catarina, são famosas pela neve, assim como São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul.

No Paraná fica uma das principais atrações turísticas brasileiras: as majestosas Cataratas do Iguaçu, no Parque do Iguaçu. Patrimônio Natural da Humanidade, as cataratas são um sistema de 275 cachoeiras ao longo de 2,7 km do rio Iguaçu, com destaque para a chamada Garganta do Diabo, uma queda com 82 metros de altura, 150 de largura e 700 de comprimento. É uma vista inesquecível e impactante.

Além da natureza, o Sul do país também se destaca por sua cultura e gastronomia. O churrasco gaúcho e o chimarrão são uma tradição famosa, mas vale a pena apreciar também o barreado, feito com toucinho e tomate e comum no litoral do Paraná. Em Santa Catarina, a tainha na telha é obrigatória para quem adora peixes.

Influenciada pela colonização de diversas nações europeias, a cultura do Sul é densa e bem interessante, com destaque para festivais como a Oktoberfest.  No Paraná, a rota do café é um passeio que empolga não só os amantes da bebida, mas qualquer um que se interesse pela história brasileira. Enquanto isso, na cidade catarinense de Joinville, existe a única filial em todo mundo do famoso Teatro Bolshoi da Rússia.

E não dá para falar de turismo no Sul do país sem mencionar Gramado. Localizada na Serra Gaúcha, a cidade que sedia anualmente o Festival Brasileiro e Latino de Cinema tem pontos de destaque curiosos, como o Museu Medieval e o Mini Mundo, além de belezas naturais como cascatas diversas e o Lago Negro.

Para quem quer se divertir com toda a família, também vale a pena conhecer o Snowland, parque temático de neve em Gramado. Na mesma linha, outro passeio imperdível é o Beto Carrero World, no litoral norte de Santa Catarina, um parque temático repleto de atrações como montanhas-russas e roda gigante.

Não deixe de incluir Porto Alegre no seu roteiro! A capital do Rio Grande do Sul conta com inúmeras possibilidades imperdíveis de turismo. Dona de uma rica e antiga cultura, você vai se encantar com o Centro Histórico, com o Mercado Público e com os vários museus da cidade. Para deixar o passeio ainda mais completo, delicie-se também com as belezas naturais da cidade, como a orla do Guaíba e o Parque da Redenção.

Região Sudeste: os destinos favoritos dos turistas

Composta pelos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais, a região Sudeste concentra alguns dos pontos turísticos e cidades mais visitadas do Brasil. E vamos começar por onde a maior parte dos viajantes vai: a cidade do Rio de Janeiro

Explicação:

Perguntas interessantes