quais as diferenças e semelhanças da fotografia digital e a fotografia analogica
Soluções para a tarefa
Resposta:
A câmera digital utiliza um sensor fotossensível (sensível à luz) para capturar a imagem. Não interessa o tipo e tecnologia do sensor, se é CCD, CMOS ou qualquer outro. O tamanho da câmera ou marca pouco importam também. A partir do momento em que a câmera utiliza um sensor para a captura da imagem ela é classificada como uma câmera fotográfica digital.
O grande benefício da câmera digital é que ela tem a capacidade de processar o arquivo digital e em instantes pode mostrar ao fotógrafo como a imagem capturada ficou. O fotógrafo não precisa esperar a revelação do filme para ver a fotografia.
A câmera analógica utiliza filme fotográfico na captura da imagem. A fotografia permanece armazenada no filme, em negativo, e para a fotografia ser vista é necessário que se revele o filme.
Há duas diferenças básicas que facilmente conseguimos ver:
1. As câmeras analógicas, por serem de filme, têm um disco de controle extra, que as digitais não têm. Ele é chamado de alavanca de rebobinamento, e serve para rebobinar o filme.
2. Muitos modelos de câmeras digitais têm uma tela na parte posterior, que tem duas funções: pode ser usada como um visor (ajudando a compor a fotografia) e também para revisar a fotografia que acabou de ser tirada. As câmeras analógicas não têm esse visor. Dentre as digitais, a exceção é para câmeras muito compactas ou de uso especializado, como alguns modelos de câmeras de ação e aventura, que não têm esta tela.
A semelhança é na forma de captura. Abre-se um feixe muito pequeno de luz e durante alguns milisegundos o filme ou CCD é exposto, gravando assim as informações. Contudo, sem sombra de dúvidas as câmeras digitais ainda não chegaram nas resoluções de câmeras analógicas.
Resposta:
Explicação:
• Fotografia analógica:
Muitos fotógrafos gostam da fotografia analógica devido a nitidez e qualidade proporcionada em suas imagens. Isso nada mais é do que o resultado de uma reação química que ocorre quando a luz que entra através da lente cai sobre o filme, vindo a reproduzir uma representação nítida, exata e negativa do objeto que está sendo fotografado (o que já não é possível na fotografia digital).
Outra de suas vantagens é que normalmente seus modelos são bem mais em conta quando comparados com câmeras digitais, porém, é importante ressaltarmos que por outro lado, comprar e ter que revelar filmes também pode acabar encarecendo o resultado final.
• Fotografia digital:
Quando estamos falando sobre a diferença da fotografia digital e da analógica, não poderíamos deixar de mencionar que na digital não existe o medo de se perder o filme da câmera digital e muito menos preocupação com a ocorrência de fotos desperdiçadas, o que sem dúvida alguma hoje em dia é algo que pode atrasar e muito um trabalho.
No mundo digital você possui a possibilidade de rever as fotos quando quiser, além de poder excluir imediatamente uma imagem que não tenha lhe agradado muito.
Isso tudo sem falarmos sobre os adicionais como por exemplo as funções antimovimento que tendem a favorecer a captação de imagens bem mais nítidas sem necessitar do uso de um tripé ou ter que alterar as configurações com rapidez.
Ao optar pelo digital, é possível conseguir alterar uma foto para diversos tipos de estilos como o sépia ou preto e branco. Para isso, basta utilizar um programa de edição muito conhecido chamado Photoshop.
Já em relação a qualidade das fotos digitais, apesar do processo de fotografia ser sempre o mesmo, a obtenção de uma imagem registrada em uma câmera digital é bem diferente, o que consequentemente altera o resultado final.
Nas digitais, o filme fotográfico tende a ser substituído por um dispositivo de carga acoplada (CCD), que nada mais é do que um componente eletrônico que possui pequenas grades com diversos tipos de elementos fotossensíveis.
Quando uma imagem é capturada, raios de luz incidem sobre os elementos fotossensíveis e são enviados aos elementos óticos da câmera e da lente, registrando a sua intensidade, como por exemplo, uma carga elétrica passando por um conversor, que é responsável por transformar a intensidade da carga em dados digitais.
Para poder de fato determinar a real cor de cada pixel, a câmera realiza uma estimativa baseada em valores que são medidos em cada elemento fotossensível. Neste processo, acaba ocorrendo a redução do nível de detalhes da imagem, o que consequentemente se traduz na redução da qualidade de uma foto.
Para os iniciantes do ramo
Como todos já sabem, a fotografia é uma arte que se desenvolve através da imaginação e da prática, por isso, se você está começando nesse ramo e ainda não sabe ao certo sobre a diferença da fotografia digital e da analógica, a nossa indicação é para o uso de uma câmera digital. Mas, por quê?
Simples, a câmera digital disponibiliza mais espaço para experimentações e erros, deste modo, a medida em que o iniciante da fotografia conseguir melhorar as suas técnicas, caso ele queira, poderá investir em uma máquina analógica.
Por isso, é importante ressaltarmos que ao usar uma câmera analógica o erro consequentemente acaba sendo bem mais caro, o que obrigaria com que o iniciante a alcançar uma boa margem de acerto logo no início, vindo a evitar o desperdício de seu clique.
Lembre-se, neste caso, é recomendado analisar e anotar todas as configurações da câmera antes de tirar suas fotos.
Um pouco mais sobre as Digitais x Analógicas
Como já mencionado acima, o uso das câmeras digitais ou analógicas pode variar de acordo com a necessidade de cada fotógrafo, pois ambas possuem características e funcionalidades diferentes, atendendo situações mais específicas.
Deste modo, ao contrário do que muitos imaginam, as câmeras digitais evoluírem apenas nos últimos anos em termos de qualidade, resolução e conveniência, sendo assim, enquanto os preços caem, é mais do que inevitável pensar que a câmera digital ainda irá substituir 100% a analógica utilizada tanto para hobby quanto para trabalho.