Filosofia, perguntado por filosofia8, 1 ano atrás

quais as diferença de pensamento entre Aristóteles e Platão

Soluções para a tarefa

Respondido por cauany2
0
Trabalhos Feitos - Trabalhos Premium e Grátis, Monografias & Notas de Livros

Products

Página InicialResearchDriveAnswers

About

Sobre NósLegalMapa do SiteContate-nosDivulgar  

©2015 TrabalhosFeitos.com

< BACK TO FILOSOFIA

Diferenças / Semelhanças - Platão e Aristóteles

Enviado por jujulucena 03/09/20131153 Palavras

Diferenças 

Platão
Afirmava que existem dois mundos: o sensível que é aquele em que nos encontramos e o inteligível que só pode ser alcançado pela razão e pela lógica. Para Platão, só o mundointeligível é real enquanto que o sensível é transitório e ilusório. Classificou esses dois mundos como aparente realidade e realidade verdadeira, sendo que no mundo da realidade aparente o homem lidacom as coisas sensíveis. Portanto, para ele o mundo sensível é imperfeito e somente no mundo das ideias ou formas abstratas que o homem entra em contato com a verdade, sendo a alma o veículo paraacessar o conhecimento verdadeiro.

Aristóteles 
Foi discípulo de Platão, mas nunca aceitou essa ideia de dois mundos distintos. Para Aristóteles só havia um mundo: este em que nos encontramos, tudo édesenvolvido através da experiência, em que contato com o mundo externo é a única forma de se obter conhecimento e aprimoramento do intelecto. Aristóteles defendia que a origem das ideias é através daobservação de objetos para posteriormente a formulação da ideia dos mesmos. Ele acreditava que não há diferença entre o conhecimento sensível e intelectual, um é continuação do outro.

Platãoafirma que a pessoa vem ao mundo com as ideias formuladas, inatas e Aristóteles diz que as ideias não são assimiladas por todas as pessoas na mesma fonte, pois a fonte é a experiência e nem todos têm asmesmas experiências.

Respondido por yasminelouise20
0
Aristóteles: afirmava q havia somente um mundo, q é este em q nos encontramos.
Platão:
afirmava q havia dois mundos: o sensível (aquele q nos encontramos) e o inteligível (q só pode ser alcançado pela razão e pela lógica).
Perguntas interessantes