Sociologia, perguntado por gabrielviticovp8gm2q, 1 ano atrás

Quais as desvantagens do uso da Biometria?

Soluções para a tarefa

Respondido por thamicaets
1

Quanto mais idade a pessoa tiver, a digital vai se apagando e torna mais difícil o reconhecimento

Respondido por vitorchagas
0

Os sistemas de biometria mais utilizados actualmente são, de longe, os baseados na leitura das impressões digitais. De acordo com dados do International Biometric Group de 2004, as impressões digitais representam quase 50 por cento (48%) do mercado das várias tecnologias biométricas. O segundo e terceiro lugares pertencem respectivamente à leitura da face (com 12 por cento de quota de mercado) e à leitura das mãos (com 11 por cento).

Apesar desta hegemonia tecnológica, os sistemas baseados apenas nas impressões digitais podem ser enganados com alguma facilidade, de acordo com alguns testes já efectuados. Para um sistema é muito difícil distinguir entre um dedo verdadeiro e uma réplica artificial bem feita do mesmo. A agravar este problema, existe o facto de estarmos constantemente a deixar boas impressões digitais nos mais diversos locais (copos, portas, mesas, etc.), podendo ser utilizadas para criar duplicações dessas impressões digitais destinadas a enganar sistemas de leitura desta informação biométrica.

Se lhe parece difícil criar dedos fictícios com as impressões digitais de alguém, alguns especialistas na matéria sugerem que só é necessário ter alguma perícia. Os materiais necessários podem ser adquiridos em muitas lojas e são bastante baratos. Evidentemente, pode-se sempre optar por dados biométricos mais difíceis de falsificar, pela conjugação de vário dados biométricos, ou ainda pela utilização de outros elementos complementares (por exemplo, um cartão inteligente).

Outro problema actual da biometria aplicada à segurança tem a ver com os standards (ou melhor, a falta deles). Os fabricantes de soluções biométricas correm o risco de ficarem presos a uma determinada tecnologia, dado que só agora começam a surgir esforços de standardização deste sector. Estes esforços também primam pela variedade e pela concorrência.

Perguntas interessantes