Administração, perguntado por jaddy1, 1 ano atrás

Quais as desvantagens do sistema MRP?

Soluções para a tarefa

Respondido por Débora1e1
5
Desvantagens do MRP I

O MRP I tem alguns contratempos e desvantagens que devem ser examinados minuciosamente por qualquer empresa que considere adotar o sistema em questão. O MRP I não tem tendência a otimizar os custos de aquisição dos materiais. Como os níveis de stock são estabelecidos ao mínimo possível, os materiais têm que ser comprados em quantidades pequenas e de uma forma mais frequente, o que resulta num incremento dos custos de aquisição (ou também conhecidos como custos de aprovisionamento). Maiores custos de transporte são causa efeito visto que, a empresa está menos apta a descontos de encomendas de grandes quantidades. A empresa tem que comparar antecipadamente a redução nos seus custos de posse de material em stock face aos aumentos nos custos associados a encomendas frequentes e de pequenas quantidades.

Desvantagens do MRP I

Outra desvantagem do MRP I é o potencial perigo duma redução ou mesmo paragem da produção que pode vir de fatores como problemas de entrega não previstos e escassez de material. A existência dum stock de segurança fornece à produção alguma proteção contra imprevistos. Como os stocks de segurança são reduzidos, este nível de proteção é perdido. A desvantagem final do MRP I é devido à utilização de pacotes de software standardizados que, podem ser difíceis de adaptar a situações específicas de produção de uma determinada empresa. O software tem então que ser adaptado e modificado pela empresa de forma a que consiga satisfazer as necessidades únicas de determinada situação.

Desvantagens do MRP I

Estas desvantagens podem ser facilmente eliminadas através de uma parametrização do software utilizado. Nele podem ser definidos estoques de segurança e lotes mínimos de compra, que reduziriam dramaticamente os efeitos citados acima.

Respondido por henriquec1001
2

Dentre as desvantagens do sistema MRP, pode-se citar:

  • não tem tendência a otimizar os custos de aquisição dos materiais;
  • perigo duma redução ou mesmo paragem da produção que pode vir de fatores como problemas de entrega não previstos e escassez de material;
  • adaptação específica de software;
  • parametrização de software;
  • materiais deve ser comprados em menor quantidade e de forma mais frequente;
  • comparação antecipada de redução de custos entre materiais e substâncias.

Bons estudos!

Perguntas interessantes