Psicologia, perguntado por LohM, 11 meses atrás

Quais as contribuições fundamentais para a psicologia apontadas por Sócrates, Platão e Aristóteles?

Soluções para a tarefa

Respondido por bellaIsah
51
: Discípulo de Platão, entendia que a alma e o corpo não podiam ser separados. A alma (psyqué) é o princípio ativo da vida, como tudo que se reproduz e se alimenta. Ele também estudou as diferênças entre a razão, a percepção e as sensações no “Da anima”, que pode ser considerado o primeiro tratado em psicologia. Para ele a alma era mortal.

Discípulo de Sócrates, procurava definir a cabeça como o “lugar” para a razão em nosso próprio corpo. Ali se encontrava a alma do homem. A medúla era a ligação da alma com o corpo. Ele concebia que a alma era separada do corpo e quando a pessoa morria, mas a alma continuava viva (imortal) e ocupava outro corpo.
Respondido por Matheusieti
19

Aristóteles define o conhecimento como parte da busca pela lógica.

Essa perspectiva parte do pressuposto que todo indivíduo sempre coloca em prática aquilo que sabe, além de afirmar aquilo que não sabem, porém, sua evolução permite que ele aprenda aquilo que não sabe.

Platão contribuiu para a ciência e a filosofia sendo um dos grandes pensadores clássicos a existirem.

Além disso, ele fundou a primeira academia de ensino do período, além de ter uma grande importância em temáticas que são debatidas ao longo do tempo, inclusive no período contemporâneo e na pós modernidade como:

A ética;

A política;

O conhecimento e o questionamento como uma forma de buscar a razão das coisas.

Por fim, Sócrates através dos diálogos, contribuiu para a ética e a concepção de conceitos como o método socrático e a ironia socrática, sendo junto dos dois citados acima os três filósofos que estabeleceram a base do pensamento ocidental.

Mais sobre o tema:

https://brainly.com.br/tarefa/21167748

Anexos:
Perguntas interessantes