Quais as consequências dos fluxos migratórios ocorrentes no Brasil no século XX?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Migração é o processo de deslocamento de pessoas de um país para outro ou do local onde residem para outro dentro do mesmo país. Os motivos que levam o acontecimento desse fenômeno são de diversas naturezas como: religiosa, psicológica, social, econômica, política e ambiental, por exemplo.
No Brasil, o principal fator que impulsionou as migrações foi o econômico. Em diversos momentos da história do país, determinadas atividades econômicas expandiram, atraindo um grande fluxo de pessoas à procura de emprego ou da melhoria de seu nível de vida.
A partir de meados do século XX, os fluxos migratórios inter-regionais intensificaram-se no Brasil. Os processos de industrialização e urbanização transformaram o modelo econômico do país, afastando-se do modelo agroexportador.
Hoje em dia, a principal característica observadas nos movimentos migratórios internos é a desconcentração populacional. Nos últimos anos foi possível observar uma queda no crescimento das populações das grandes metrópoles, ao mesmo tempo que cidades médias e pequenas estão em fase de crescimento populacional.
Devido à modernização das infraestruturas brasileiras - principalmente nas áreas de transporte, comunicação e fontes de energia , é possível diminuir a necessidade de concentração, tanto das populações, como das atividades econômicas.
Dessa forma, não é necessário que as fábricas se localizem ao lado de seus centros consumidores, basta que existam condições de o produto chegar até seu consumidor por meio das vias de transporte.