Quais as consequencias dos Distúrbios do sistema olfativo?
Soluções para a tarefa
Visto que os distúrbios do olfato e do paladar raramente constituem uma ameaça para a vida de uma pessoa, é possível que não recebam uma atenção médica adequada. No entanto, esses distúrbios podem ser muito frustrantes, pois podem afetar a capacidade que a pessoa tem de desfrutar da comida e de bebidas e de apreciar aromas agradáveis. Eles também podem afetar a capacidade de percepção de substâncias químicas e gases potencialmente nocivos, o que pode ter sérias consequências. Ocasionalmente, a deterioração do olfato e do paladar deve-se a uma doença grave, como um tumor.
Os distúrbios do sistema olfativo são quaisquer mudanças que comprometem o olfato, podendo ser causadas por alterações na anatomia do nariz que obstruem a cavidade nasal (deficiências condutivas), por lesões no nervo olfativo (sensório-neurais) ou por lesões no próprio bulbo ou nas estrias olfativas.
Um exemplo de distúrbio do sistema olfativo é a parosmia, também chamada de disosmia. A parosmia consiste em uma interpretação equivocada dos odores percebidos. Muitas vezes a pessoa com esse distúrbio relata que não consegue distinguir cheiros ou que não os sente.
Existe também a fantosmia. Este tipo de distúrbio do sistema olfativo se refere à percepção de odores que são fantasiosos, isto é, a pessoa sente cheiros que não existem, sendo estes normalmente descritos como mal cheirosos.