Quais as consequências do plano de Metas di Juscelino kubitschek para a economia brasileira? ??
Soluções para a tarefa
Respondido por
30
O Plano de Metas foi um importante programa de industrialização e modernização levado a cabo na presidência de Juscelino Kubitschek (1956-1961), na forma de um "ambicioso conjunto de objetivos setoriais", que "daria continuidade ao processo de substituição de importações que se vinha desenrolando nos dois decênios anteriores"[1]. Bandeira importante de sua campanha eleitoral, "constituiu o mais completo e coerente conjunto de investimentos até então planejados na economia brasileira"[2]. O plano, que contemplou apenas marginalmente o setor agropecuário, continha metas tanto para o setor público como para o privado, e foi consideravelmente bem-sucedido, impulsionando um período de crescimento econômico acelerado, às custas de um alto endividamento público. Apesar de ter sido realizada na presidência de Juscelino, a construção de Brasília não fazia parte, formalmente, do Plano de Metas.
As consequencias foram boas e más.
As positivas foram:
-construiu hidreletricas (Furnas e Tres Marias)
-abriu rodovias como a Belem-Brasilia
-instalação de diversas industrias, entre elas a automobilistica;
-expandiu as industrias de aço e da construção naval
-ampliação da produçao de petroleo que saltou de 2 milhoes para 5,4 milhoes de barris/ano
-construçao de Brasilia
As negativas foram:
-todos estes investimentos fez-se às custas de emprestimos e investimentos estrangeiros, ou seja, o governo internacionalizou a economia e aumentou a divida externa brasileira.
-Permitiu que multinacionais instalassem suas filiais e controlassem importantes setores industriais, como o de eletrodomesticos, automoveis, tratores, produtos quimicos e farmaceuticos, cigarros, etc.
-Os gastos com as grandes obras publicas elevaram a inflação, prejudicando a classe trabalhadora, que reclamava aumentos salariais, que nao vieram.
-O desenvolvimento industrial ficou concentrado no eixo SP/RJ/MG, atraindo milhares de brasileiros principalmente do abandonado nordeste, que muitas vezes acabavam indo morar nas favelas...ou seja, trocava a miseria do campo pela miseria da cidade.
-Para tentar amenizar o sofrimento nordestino, JK criou a Sudene, que ao longo dos anos nao surtiu o efeito esperado.
JoseMaciel12:
Obg mim ajudou bastante! !
Respondido por
0
Uma das consequências do Plano de Metas do governo de Juscelino Kubitschek para a economia brasileira é o aumento da dívida externa, que ocasionaria problemas inflacionários durante os anos futuros.
Contextualizando o Plano de Metas
O Plano de Metas fazia parte do planejamento de nacional-desenvolvimentismo de JK para seu governo.
Para avançar "50 anos em 5" como Kubitschek havia dito, foi necessário emprestar muito dinheiro do exterior. Isso viabilizou o plano de JK até certo ponto, mas foi comprometedor para a economia brasileira.
Saiba mais sobre Juscelino Kubitschek em https://brainly.com.br/tarefa/53929563
#SPJ2
Anexos:
Perguntas interessantes
Física,
9 meses atrás
Português,
9 meses atrás
Química,
9 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás