Quais as consequências do consumo exagerado de alimentos ricos em carboidratos?
Soluções para a tarefa
Carboidratos são macronutrientes de fundamental importância ao nosso organismo, pois sãos eles que fornecem energia para todas as nossas células, processos metabólicos e para todas as nossas atividades.
Carboidratos consumidos em excesso podem aumentar o peso e a gordura corporal, além de estarem relacionados a hiperglicemia e elevação de doenças crônicas não transmissíveis.
Carboidratos consumidos em quantidade insuficiente podem resultar em hipoglicemia, irritabilidade, emagrecimento exagerado, desnutrição, fadiga, depressão, etc.
Em relação a quantidade de carboidratos vimos que tanto o excesso quanto a falta são prejudiciais. Porém, também é de fundamental importância a qualidade dos carboidratos da dieta.
Os carboidratos são divididos em:
- Carboidratos simples: polissacarídeos e dissacarídeos
- Carboidratos complexos: monossacarídeos
Os alimentos ricos em carboidratos simples são considerados os de sabor mais doces.
Fazem parte deste grupo açúcar refinado, pão francês, arroz branco, biscoitos e refrigerantes.
Este tipo de carboidrato não precisa de muito tempo para ser digerido pelo organismo e, por isso, é rapidamente absorvido, produzindo energia logo após a sua ingestão, aumentando assim a glicose na corrente sanguínea.
Se for um momento de necessidade de muita energia, como por exemplo, numa atividade física, isso é bom. Porém, se esta energia não for “queimada” rapidamente, ela se transformará em gordura para que seja armazenada e isto em excesso pode ser prejudicial.
Os alimentos ricos em carboidratos complexos são mais nutritivos por possuírem uma maior quantidade de vitaminas, minerais e fibras.
Fazem parte desse grupo arroz e massas integrais, aveia, lentilha, grão-de-bico e outros cereais.
Os carboidratos complexos são digeridos lentamente pelo organismo, liberando energia de forma gradual. Após sua ingestão há um prolongado e leve aumento nos níveis de glicose na corrente sanguínea, promovendo saciedade por mais tempo.
O mais recomendado é dar preferências para carboidratos complexos. Devido sua absorção mais lenta, a sensação de saciedade é maior e a produção de energia mais duradoura