Quais as consequências do cinema para sociedade?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Nos anos 40 o cinemamostrou grande força quando filmes de gangsters americanos eram a grande pedida do público. Os filmes, que retratavam o que acontecia na sociedade americana na época ( a ilegalidade dos jogos e bebidas), foram acusados de trazer um modelo “não recomendado”a seus espectadores. Por isso, apesar de fazer grande sucesso nas bilheterias, a indústria cinematográfica norte americana tirou os filmes do ar,passando a focar em filmes de entretenimento. Contudo era impossível que o cinema não bebesse na ampla fonte que a sociedade servia e, nos anos seguintes, a possível segunda guerra mundial passou a ser uma das principais temáticas abordadas. Ainda de forma disfarçada -uma vez os EUA ainda não tinham declarado confronto- filmes como O Correspondente Estrangeiro de Hitchcock e Confissões de um EspiãoNazi retratavam o espírito da época. Até o clássico Casablanca tem a temática primeira e segunda guerra como pano de fundo.
Apesar da relação intima com a realidade vivida, até então havia a convicção que o cinema era uma indústria ficcional ou uma versão exagerada da sociedade da época. Contudo em 1955 o filme Juventude transviada o cinema mostrou que tanto expunha modismos novos quanto tantotambém somente os reproduzia. Ou seja, após esse filme passou a ser comum ver perfis de personagens de filmes sendo copiados no dia a dia, tanto nos EUA como em outros países. Esse modismo compactuava com a imagem que o cinema era quem influenciava a sociedade e não vice versa, mostrando o seu poder de persuasão.
Por isso que os anos seguintes -tensos pelo constante estado de alerta pela GuerraFria- tentavam ser "esquecidos" por Hollywood. A indústria do cinema investiu, nos EUA, em musicais e comédias que tentavam, ao máximo, fugir do que acontecia no mundo do lado de fora. No Brasil, as chanchadas da Atlântida faziam grande sucesso, e figuras como Grande Otelo e Oscarito eram estrelas de primeira grandeza aqui. Coube, então, a outras figuras como Woody Allen, Robert Altman, MichaelCimino, Francis Ford Coppola, Brian De Palma, Milos Forman, Stanley Kubrick, George Lucas, Roman Polanski, Sydney Pollack, Martin Scorsese, Steven Spielberg e Ridley Scott "reconstruírem" o cinema americano, com filmes que abordavam sexo, política, violência e drogas.
Foi a partir dos anos 70 que ficou clara a importância do cinema perante a sociedade. Em meio a uma realidade política pós Vietnã, ocinema dessa década tentou afastar o público do tema guerra e desgraças em geral; decidindo focar, então, em entretenimento. Assim, a década de 70 foi marcada por John Travolta em "Embalos de Sábado a Noite" e "Grease"; uma vez que Hollywood quis impor aos jovens que a distração era única forma de recuperar de tempos tão difíceis. No brasil, o cinema era marcado por Sônia Braga e Matilde Mastrangipeladas nas pornôchanchadas, ambos com muito sucesso. Naquela época uma coisa era certa: Política era assunto de segundo plano. Dessa forma, pode-se perceber que os temas abordados no cinema influenciavam diretamente nos assuntos no dia a dia das pessoas.