quais as consequências do aumento da presença judaica na Palestina?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Um olhar histórico sobre o conflito envolvendo a população árabe e a população judaica permite reconhecer os principais eventos e a cronologia de acordos, tensões e a situação atual da região da Palestina. Dessa forma, destacamos os acontecimentos seguintes, tomando como referência o sionismo do século XIX.
Segunda metade do século XIX: início do movimento sionista (sentimento judeu de retornar à pátria sagrada). Grupos étnicos judeus de diferentes partes do mundo começaram a migrar para a região da Palestina, ainda sob o domínio do Império Turco-Otomano.
Final da Primeira Guerra Mundial: queda do Império Turco-Otomano e delimitação das fronteiras dos países a partir de interesses britânicos e franceses.
Final da Segunda Guerra Mundial: ONU (1947) – é aprovada a criação do Estado de Israel, com a promessa de criação de um Estado Palestino.
1948-1949: I Guerra Árabe-israelense - Egito, Síria, Líbano, Iraque e Transjordânia (atual Jordânia) atacaram Israel. A vitória de Israel ampliou seus territórios, anexando Jerusalém Ocidental e novas áreas no centro, nordeste e sudoeste. A Transjordânia conquistou a Cisjordânia e o Egito, a Faixa de Gaza.