Saúde, perguntado por marilu462110, 9 meses atrás

quais as consequências de um organismo com escarsez de vitaminas c e d​

Soluções para a tarefa

Respondido por FelipeOrsoVicari
1

Resposta:

VITAMINA C

Talvez você nem imagine, mas a vitamina C é fundamental para o organismo. Também conhecida como ácido ascórbico, ela é necessária para a formação dos vasos sanguíneos, cartilagem, músculo, colágeno dos ossos e para o processo de cura do corpo. A vitamina C é um antioxidante, ou seja, ajuda a proteger as células contra, por exemplo, os efeitos dos radicais livres, moléculas produzidas quando o corpo é exposto à poluição ou cigarro. Os radicais livres podem ainda favorecer o surgimento de doenças cardíaca, alguns tipos de câncer e outras doenças.

A falta de vitamina C pode ocasionar problemas como anemia, sangramento nas gengivas, hematomas e má cicatrização. Além disso, pode provocar cansaço e comprometer o humor e nos casos mais graves, histeria e depressão.

Para que o corpo se beneficie das propriedades da vitamina C, a quantidade diária recomendada para adultos é de 90 miligramas, para os homens; e de 75 miligramas, para mulheres. Vale lembrar que o consumo não deve exceder o limite de 2.000 miligramas de vitamina C por dia. O excesso pode prejudicar o organismo e provocar diarreia, náusea, vômito, dor de cabeça e insônia. Lembre-se ainda de consultar o médico antes de tomar qualquer suplemento, inclusive, vitamínico.

 VITAMINA D

vitamina D é um hormônio esteroide lipossolúvel essencial para o corpo humano e sua ausência pode proporcionar uma série de complicações.

Afinal, ela controla 270 genes, inclusive células do sistema cardiovascular. A principal fonte de produção da vitamina se dá por meio da exposição solar, pois os raios ultravioletas do tipo B (UVB) são capazes de ativar a síntese desta substância.

Alguns alimentos, especialmente peixes gordos, são fontes de vitamina D, mas é o sol o responsável por 80 a 90% da vitamina que o corpo recebe.

Respondido por danidelxfe
0

Resposta:

Tanto a vitamina C como a D são de grande importância para o sistema imunológico, evitam doenças e também o envelhecimento.

A falta de vitamina C pode ocasionar problemas como: anemia, sangramento na gengiva, má cicatrização e até mesmo no humor, podendo causar uma depressão.

E a falta de vitamina D pode gerar gripes, resfriados e infecções.

Explicação:

Perguntas interessantes