História, perguntado por italoiicm, 1 ano atrás

Quais as consequências da união ibérica para o Brasil?

Soluções para a tarefa

Respondido por Corsair
11
Portugal tinha perdido a sua independência em 1580 para a Espanha, em consequência da derrota do rei D. Sebastião no norte de África, em Alcácer-Quibir.
Aproveitando-se desta quebra na sucessão ao trono, Filipe I invadiu Portugal a instaurou a dinastia dos Filipes.

Uma das consequências, talvez a principal, tenha sido a união do território brasileiro, já que a coroa era uma só (Filipe de Espanha) e todas as terras pertenciam a apenas um ree i e não a dois. Até então, e devido ao Tratado de Tordesilhas, o mundo conhecido era dividido em duas partes, entre Portugal e Espanha..tudo que estivesse a oriente das 370 léguas contadas a partir das ilhas de Cabo Verde, pertencia a Portugal e tudo a ocidente pertencia à Espanha. Na prática, este Tratado dividia o Brasil ao meio, onde uma parte pertencia a um dos países e a outra parte a outro.

Em 1640, após 60 anos de ocupação espanhola, os portugueses revoltaram-se e colocaram D. João IV no trono português, expulsando de vez os espanhóis e tomando como seu todo o território brasileiro.
Respondido por manumineiro8888
30

Os fechamentos dos portos para o comércio, invasões na Bahia e Pernambuco, no litoral do Brasil ocorreu muitos ataques ingleses, a França tentou criar um segundo comando colonial, Tratado de Tordesilhas, interrompeu o tráfico Negreiro

Perguntas interessantes