Sociologia, perguntado por karllinhamayara, 1 ano atrás

Quais as consequências da seca no Brasil? 

Soluções para a tarefa

Respondido por elizabete123455
25
O fenômeno das secas no Brasil se dá por causas naturais, uma região que apresenta alta variabilidade climática, ocorrendo quando a chamada zona de convergência intertropical (ZCIT) não consegue se deslocar até a região Nordeste no período verão-outono no Hemisfério Sul, sobretudo nos períodos de El Niño. A ZCIT apresenta um movimento meridional sazonal, com uma posição média anual junto à latitude 5 graus Norte,em meados de Abril a ZCIT atinge 5 graus SUL responsável pelo período chuvoso no Centro-Norte do MA,PI todo o CE,norte do RN e áreas isoladas do sertão da PB E PE. Já na região leste do norte,onde não tem influencia da ZCIT(PE,AL,SE,BA) adestruição da Zona da Mata tem contribuído para a elevação da temperatura regional,no leste da região.Desde 1605, a região já enfrentou dezenas de períodos de seca. Alguns de gravidade tão elevada que geraram aceleração do êxodo rural para outras regiões.A seca não é somente um fenômeno ambiental com consequências negativas, como a realização de uma alea (evento) natural sobre uma população vulnerável, mas um fenômeno de dimensões econômicas, sociais e políticas secularmente presente na vida da população do NE brasileiro. Trata-se de um problema de distribuição dos recursos naturais, sobretudo da água. A seca permite uma medida do quanto a água e a terra encontram-se pouco disponíveis para a porção mais pobre da população rural nordestina. A região não é desértica, como se poderia pensar numa primeira abordagem, mas apresenta um clima semiárido. A precipitação anual em Paris (França) é similar em sua quantidade à precipitação sobre partes do Nordeste. Mas é claro que a distribuição da precipitação e a quantidade de evapotranspiração são diferentes entre essas regiões. No NE a distribuição da precipitação apresenta-se altamente variável de um ano para outro (associada ao fenômeno de variabilidade climática). Por outro lado a evapotranspiração potencial no NE também é relativamente maior devido a maior incidência de radiação solar. Assim, a seca nordestina do Brasil é um problema bastante complexo. Ao longo da história brasileira a manutenção das regras sociais, do status quo da elite dominante (oligarquia nordestina) jogou contra uma democratização e distribuição dos recursos ambientais, assim estabelecendo os limites da ação das classes sociais, subordinando uma à outra diretamente.
Respondido por Matheusieti
4

A seca de 1934 que durou até 1936, foi uma das secas mais violentas que nosso país já atravessou.

Essa seca se estendeu do Nordeste, e, foi para outras regiões como podemos citar:

Minas Gerais; São Paulo, entre outros que sofreram com a falta de chuvas, e, foi a partir daí que o problema de seca no Nordeste passou a ser visto como um problema nacional que deveria ser cuidado, e, não poderia mais ser deixado de lado ou negligenciado.

Dentro desse contexto temos um grande aumento das desigualdades:

Alguns dos pesquisadores que estudam a desigualdade social brasileira afirmam que essa questão dialoga com problemáticas complexas, como:

  • Aumento das desigualdades;
  • Diferenças entre as parcelas financeiramente ricas, das segregadas.

Sobre o processo de seca e o carvão:

https://brainly.com.br/tarefa/20088596

Anexos:
Perguntas interessantes