História, perguntado por nandaemanuella1082, 9 meses atrás

Quais as consequências da Guerra do Ópio(1842) para a China? O que foi o Break-up chinês?

Soluções para a tarefa

Respondido por Rebecacairesamancio
2

Resposta:O Oriente sempre despertou, desde os tempos da Antiguidade, os interesses comerciais dos europeus, algo intensificado a partir das Grandes Navegações. O contingente populacional e grande quantidade de matéria prima fizeram crescer os olhos dos comerciantes e futuros industriais.

Inclusive, foram as grandes mudanças ocasionadas pela Revolução Industrial o gatilho para o início de um conflito travado entre China e Grã-Bretanha em meados do século XIX – a Guerra do Ópio. A necessidade de mercado consumidor e matéria prima fez com que os ingleses enfrentassem o protecionismo chinês em busca da ampliação de seus ganhos.

Para compreender como estourou o conflito entre os dois países, é necessário analisar o contexto histórico em que aconteceu. Na segunda metade do século XIX, perdurava o período de Imperialismo e Neocolonialismo quando as grandes potências europeias, especialmente a Inglaterra, impuseram seus interesses junto à Ásia, África e Oceania.

Tais interesses incluíam questões culturais, políticas e, principalmente, econômicas. Durante a Revolução Industrial, a Inglaterra se viu perante a necessidade de ampliar seus mercados consumidores, como veremos adiante. O Oriente, foco do comércio marítimo desde Napoleão, era o centro das atenções, A primeira se mostrava aberta aos negócios estrangeiros, porém, a China seguia irredutível em seu protecionismo. Porém, as restrições se limitavam a entrada do comércio de outros países em seu território pois, o país seguia vendendo, normalmente, o que produzia para as nações interessadas.

com destaque para Índia e China.

Perguntas interessantes