Quais as consequências da emenda Platt, para Cuba?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O dispositivo dá exemplos, na prática, da aplicação da chamada Política do Big Stick (na qual usava a força do exército para resolver problemas em um de seus estados), formulada pelo presidente estadunidense Theodore Roosevelt.
Nos anos seguintes, os investimentos estadunidenses na ilha ampliaram-se consideravelmente, fomentando a produção açucareira e os setores de transporte, serviços e de turismo.
A Emenda Platt manteve Cuba como um "protetorado" estadunidense até 1933, quando um movimento popular conduziu ao poder Fulgêncio Batista, soldado e ditador, que governou Cuba duas vezes: de 1933 a 1944, período em que exerceu um governo forte e eficiente, e novamente após um golpe de Estado de 1952 a 1959, apoiado pelos Estados Unidos, quando se tornou ditador, encarcerando seus oponentes, usando métodos terroristas e fazendo fortuna para si e para seus aliados. [1]
Fidel Castro considera que "a Emenda Platt e o colonialismo econômico que ela trouxe à ilha" foi uma das causas da revolução de 1959: "A Revolução foi produto do domínio imperial." [2] Desse modo, o regime de Fidel Castro manipulava a oposição ao imperialismo em benefício de seu regime, em uma constante luta contra o ainda forte imperialismo americano. Políticas deste tipo foram implementadas pelo imperialismo norte americano em diversos outros países da América Latina, como na Nicarágua e Guatemala.[3] Neste último, a mesma política do Big Stick resultou em uma sangrenta ditadura militar e posterior guerra civil que durou 36 anos.
Explicação: