quais as consequências da colonização para a América Latina e o Continente Africano?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O continente africano é o mais pobre economicamente do planeta, além de apresentar vários problemas de ordem social (conflitos étnicos, fome, doenças, etc.). Um dos principais motivos desse cenário foi o processo de colonização e independência dos países africanos, em que apenas os interesses das potências imperialistas foram levados em conta.
Ao abordar os problemas sociais da África é de fundamental importância esclarecer sobre as raízes históricas desse fenômeno, despertando o senso crítico dos alunos. Explique que a divisão territorial do continente teve como critério apenas os interesses dos colonizadores europeus, desprezando as diferenças étnicas e culturais da população local. Esse processo foi marcado por muita violência e intensa exploração das riquezas dos países africanos que, após conquistarem a independência, ficaram instáveis politicamente e economicamente, visto que os colonizadores simplesmente abandonaram a região em meio a diversos conflitos étnicos e separatistas.
Em seguida, solicite a leitura e análise do poema “Reza, Maria”, cuja autoria é de um escritor de Moçambique, denominado José Craveirinha.
Explicação:
Resposta: colonização realizada na África gerou uma grande quantidade de entraves para os países colonizados no continente, como por exemplo, a presença de grande morte e guerras na região.
Além disso, uma colonização gerou partilhas ilegais, incorretas, sem levar em consideração fatores sociais, econômicos e religiosos, gerando na atualidade grande parte dos conflitos existentes, que têm como consequência as guerras civis.
Uma das mais graves consequências da colonização europeia na África foi a instalação de fronteiras artificiais. Essas fronteiras foram desenhadas e estipuladas na Conferência de Berlim, em 1884, pelos países europeus, o que acarretou problemas até hoje vistos na África
Explicação: