Quais as classificações da ABNT para as semeadoras? Cite e descreva pelo menos três delas ?
Soluções para a tarefa
Primeiramente, para fazer uma citação de acordo com as normas ABNT, você precisa saber que existem três tipos. São elas:
Direta
Indireta
Citação de citação
Agora vamos ver como deve ser feito cada um dos tipos, dentro do que a ABNT estabelece como padrão.
Citação direta
Mais comum dos tipos, a citação direta é a transcrição de um trecho de alguma obra consultada por você, feito na íntegra, fiel ao conteúdo original. Essa transcrição deve ser feita entre aspas duplas (“), e pode acontecer das seguintes formas:
Citando e fazendo a referência: quando você dá crédito ao autor, ao final dela é preciso referenciá-lo entre parênteses ( ), com o sobrenome do autor todo em maiúscula, seguido do ano em que a obra original foi publicada e do número da página onde o texto aparece.
Exemplo:
“Obviamente, essa é a função da economia: ela busca desenvolver modelos simples e facilmente compreensíveis que descrevam os fenômenos do mundo real” (ANDERSON, 2006, P. 19).
Referenciando e, depois, citando: quando você começa uma citação pelo seu autor, a ABNT determina que o sobrenome dele deva estar apenas com a letra inicial em maiúscula (o restante em minúsculas).
Em seguida, você deve colocar ano e página (ambos entre parênteses) de onde retirou o texto em questão.
Exemplo:
Segundo Anderson (2006, p. 19) “obviamente, essa é a função da economia: ela busca desenvolver modelos simples e facilmente compreensíveis que descrevam os fenômenos do mundo real.”
Algumas particularidades sobre a citação direta, conforme a ABNT
Quando o texto original contém algum tipo de grifo, como um trecho em itálico, sublinhado ou com negrito, é preciso que isso seja reproduzido fielmente em seu trabalho, seguido da expressão “grifo do autor”.
Exemplo:
“São velhas e persistentes as teorias que atribuem capacidades específicas inatas a raças ou a outros grupos humanos” (LARAIA, 1986, p. 17, grifo do autor).
Agora, se é você quem modifica a referência original com alguns grifos, fazendo disso um recurso para destacar uma palavra ou trecho que colabore ainda mais com a sua análise ou argumentação, a ABNT determina que a citação deva estar seguida da expressão “grifo nosso”.
Exemplo:
“São velhas e persistentes as teorias que atribuem capacidades específicas inatas a raças ou a outros grupos humanos” (LARAIA, 1986, p. 17, grifo nosso).
Para citações com mais de 3 linhas, há uma regra específica determinada pelas normas ABNT: é preciso reduzir o tamanho da fonte (de 10 ou 11 pt.) e dar uma afastadinha no texto, aplicando recuo de 4 cm em relação à margem esquerda.
Exemplo:
Finalizando as recomendações para citações diretas, nos casos em que elas são muito extensas, e apenas o começo e o fim interessam ao seu trabalho, a ABNT recomenda a supressão de parte da citação. Para isso, inclua um sinal de colchetes com reticências […] que representará o trecho não utilizado.
Exemplo:
“A Terra-média é um mundo construído com grande minúcia de detalhes […] embora o seu mundo, o do leitor, esteja mais envelhecido” (PEREIRA, 2012, p. 23).
Citação indireta
A citação indireta é aquela que deve ser feita quando, após pesquisa e leitura do conteúdo de um autor, você nota ter uma argumentação muito semelhante a dele, mas prefere expressar isso do seu jeito, com suas próprias palavras, mesmo seguindo a estrutura e linha de raciocínio originais.
Segundo as normas ABNT, na citação indireta, assim como na direta, devem constar o autor do trecho usado e o ano de publicação da obra original, com o número de página sendo opcional.
Veja os exemplos:
Soares (2009, p. 16) diz que numa sociedade que se divide em classes, a ideologia que domina, de acordo com a ideologia marxista, é a ideologia da classe dominante.
Em uma sociedade que se divide em classes, a ideologia que domina, de acordo com a ideologia marxista, é a ideologia da classe dominante (SOARES, 2009).
Citação de citação
Quem tem o hábito da pesquisa sabe bem que nem sempre é possível ter acesso a uma obra original. É comum encontrarmos autores que citam outros autores, e exatamente esses trechos citados podem ser extremamente relevantes ao nosso trabalho. Entre os tipos de citações, o APUD é aquela que lida com essa referência