História, perguntado por lourencoventura1958, 1 ano atrás

Quais as causas e efeitos da colonização grega?

Soluções para a tarefa

Respondido por Emanuelmjrm2000
0

Um motivo válido: seria para aliviar a cidade-mãe do excesso de população, evitando assim conflitos internos.

Mas na maior parte dos casos o objetivo era estabelecer e facilitar relações comerciais com países estrangeiros e melhorar trazer riqueza para a cidade-mãe. 

Respondido por anaclaudi581p7tgqr
0

Durante o período arcaico, a Grécia sofreu um processo de expansão de seus núcleos urbanos, responsável pela formação de várias cidades. Na maioria das vezes, essas cidades serviam como núcleos residenciais para os trabalhadores rurais que passavam boa parte do dia cuidando do cultivo de alimentos. Ao final de cada dia, regressavam para o núcleo urbano usufruindo a proteção das muralhas que cercavam a cidade e estabelecendo contato social com outros indivíduos.

Nesse período, temos um expressivo processo de crescimento populacional, responsável por grandes mudanças nas relações sociais e econômicas. Geralmente, os aristocratas formavam uma camada social privilegiada que tinha direito de posse sobre as terras mais férteis. Quando um proprietário vinha a falecer, o direito de posse dessa terra era transmitido para os seus filhos que, por conseguinte, realizavam a divisão dessas terras entre si.

Perguntas interessantes