História, perguntado por magianme, 1 ano atrás

Quais as causas da guerra dos 100 anos? Quais os países envolvidos?

*resumo please*

Soluções para a tarefa

Respondido por podurigan
21
A guerra dos cem anos foi motivada por dois fatores: a disputa pela região de Flandres e o problema da sucessão do trono Francês.
Essa guerra envolveu a nobreza feudal inglesa e os senhores feudais da França.
Respondido por Corsair
4
A chamada "Guerra dos 100 Anos" na verdade durou 116 anos, entre 1337 e 1453, e envolveu os reinos de França e da Inglaterra, durante a Idade Média. Foi a principal e a mais sangrenta de todas as guerras durante o período medieval.

O conflito militar foi causado pela rivalidade entre Filipe de Valois, proclamado rei de França após a morte de Carlos IV, e Eduardo III de Inglaterra, que pretendia ter direito à coroa francesa, por parte da sua mãe. além disto houve também disputas territoriais e comerciais, que levaram ao eclodir da guerra.

Durante este conflito houve 9 batalhas principais, e que mudaram o rumo dos acontecimentos.

Batalha de Crécy
Batalha de Calais
Batalha de Poitiers
Batalha de Azincourt
Batalha de Orleães
Batalha Jargeau
Batalha de Patay
Batalha de Formigny e
Batalha de Castillon

Nas últimas duas batalhas, em Formigny e Castillon, em 1450, os ingleses foram definitivamente derrotados e expulsos de França, com excepção de Calais onde a sua retirada só se verificou em 1558.

É desta época o aparecimento da heroína francesa Joana D´Arc, que comandou o exército francês em diversas vitórias, numa altura em que o exército inglês ocupava quase todo o território francês. Uma dessas vitórias e talvez a mais famosa, foi o cerco de Orleães. Joana D´Arc no entanto foi capturada e queimada em 1431, mas o impulso dado por ela fez a guerra virar a favor dos franceses.

Perguntas interessantes