Quais as características políticas, econômicas e socias da Pré-História ?
Soluções para a tarefa
Para compreendermos a pré-história precisamos entender que não existe um tempo cronológico pra situar todos os diferentes grupos humanos, até porque cada qual possuíam progressões distintas dependendo da região onde esses bandos nasciam, caçavam e coletavam. Por isso, urge que olhemos para o tempo histórico de cada grupos social humano. sendo assim, a pré-história, no que se entende sobre a antiguidade oriental ( Ásia e África), pode ser tacitamente dividida em: Paleolítico, Neolítico e, para os mais íntimos, idade dos metais. lembrando que: em outros grupos humanos de outras regiões possuíam necessidades diferente determinada pela pressão do ambiente, e, portanto, enquanto outras localizações consolidavam-se grupos complexos e já fixados a terra ( Neolítico) outros grupos humanos ainda eram nômades e nada complexos ( Paleolítico).
Direto ao assunto:
No Paleolítico, situado em uma fase do planeta que compreendia a grande solidificação dos oceanos e a baixa da temperatura global (glaciação), podemos entender o porquê o nomadismo ainda era uma obrigação involuntária de sobrevivência. Ao passo que determinadas regiões esfriavam e os recursos naturais se esgotavam, os pequenos grupos de humanos precisavam se deslocar até um ambiente ameno, esgotar os recursos e, como um perene ciclo vicioso, fugir da morte eminente. Por conta disso, a humanidade possuía uma baixa expectativa de vida, não cofiguravam complexidade e, simultaneamente, não tinham vida política, e o que se refere a economia, só poderia tender para um lado: a caça e a coleta.
Com a consolidação do período interglacial, a qual compreende o momento em que a temperatura global da terra está maior q a da última glaciação, temos uma intensificação no processo de compreensão da natureza advindo da semi-sedentarização e, por conseguinte, a transição do nomadismo ao sedentarismo. A partir dessa mudança colossal na conjectura da humanidade, nomeada de revolução neolítica, temos uma nova configuração de sociedade: grupos complexos que tomaram posse de regiões próximas a rios, apropriação dos recursos naturais e a domesticação da natureza. Todo esse progresso, foi acompanhado por uma centralização de um poder político teogônico e despotico, afim de organizar os grandes contigentes humanos; Uma divisão e hierarquização social por estamentos; E a solidificação de uma economia predominantemente agrária.
Explicação: escrevi esse pequeno e singelo texto com o propósito de te ajudar no estudos. Boa sorte!